Essenciais
Canadá: Visto - Leitura recomendada

Vistos de estudante para o Canadá

Leia nosso guia sobre a obtenção do visto de estudante canadense

Vistos de estudante para o Canadá
1686

Para estudar no Canadá como um estudante internacional, você precisará de uma study permit (permissão de estudo), nome dado por eles ao visto de estudante. Assim que você receber uma carta de oferta de admissão de uma instituição canadense, você já pode se inscrever online pelo site oficial de Cidadania e Imigração do Canadá (CIC). (Também é possível imprimir os formulários e preenchê-los manualmente, no entanto, a inscrição online é mais rápida.)

 

Qualificação

 

Para conseguir uma autorização e estudar no Canadá, você precisa se qualificar como um estudante elegível. Você deve:

 

  • Ter sido admitido em uma instituição reconhecida do Canadá;
  • Provar ter fundos financeiros suficientes para pagar pelo curso, custo de vida e passagens de volta para o seu país de origem;
  • Ser um cidadão cumpridor da lei sem antecedentes criminais e não ser um risco à segurança do Canadá (para isso, você deve fornecer um certificado da polícia);
  • Estar com boa saúde e disposto a passar por um exame médico para comprová-la, se necessário;
  • Satisfazer um funcionário da imigração, durante a sua entrevista para o visto, de que tem realmente intenção de deixar o Canadá após o término da sua estadia autorizada.

 

Se você pretende estudar por apenas seis meses ou menos no Canadá, não precisará de uma permissão, desde que termine os estudos dentro do período autorizado.

 

Clique aqui para acessar o formulário online do CIC. Será necessário responder um questionário antes de começar a preenchê-lo para verificar se você se qualifica. Por exemplo: que tipo de permissão você precisa (no caso de estudos, você selecionará o study permit), onde você mora atualmente, se você foi aceito por uma instituição canadense, quanto tempo pretende permanecer no país, etc. Também terá de criar uma conta no MyCIC. Se você for elegível e precisar de um visto de estudante, o questionário dará o seguinte resultado:

 

 

Depois deste resultado, você deve clicar em Continue e responder mais algumas perguntas (sobre antecedentes criminais, saúde, pagamento da taxa de inscrição, entre outras). Quando acabar o questionário, o site vai gerar um formulário com todas as suas respostas para que você as revise. Você pode editá-las, se necessário. Quando clicar em continuar, você receberá um código de referência pessoal que deverá ser informado em seu formulário de inscrição online. Este código tem data de validade (dois meses) e serve apenas para uma única inscrição. O site instrui que você imprima esta página com o código para usá-la durante o preenchimento de seu formulário. Nesta página, há também o passo a passo para a sua inscrição e uma lista de todos os documentos necessários.

 

Documentos necessários:

 

  • Histórico escolar recente;
  • Objetivo da viagem;
  • Prova de suporte financeiro;
  • Passaporte;
  • Prova de exame médico;
  • Foto digital;
  • Carta de admissão;
  • Histórico de viagens;
  • Formulário de informação familiar (IMM5707);
  • Carta convocatória.

 

Os seus documentos serão enviados online juntamente com a inscrição, fazendo o upload pelo site. O pagamento da taxa de inscrição também pode ser feito virtualmente com um cartão de crédito Visa ou MasterCard. O preço base informado nesta página é C$ 100, mas ela pode ser modificada na hora de enviar a sua inscrição.

 

Você terá de se registrar para uma “credencial eletrônica” (electronic credential) para ter acesso seguro ao serviço online MyCIC, por onde você enviará o seu formulário.

 

Após a aprovação de sua inscrição

 

Se a sua inscrição for aceita, você receberá uma carta de introdução (e, em alguns casos, um visto de residência temporária). Ao aterrissar no Canadá, você deve ter todos estes documentos em mãos durante a passagem pela imigração, além dos demais documentos submetidos durante a inscrição (listados acima), se possível. Se o agente de imigração aceitar suas respostas e documentos como legítimos, você receberá sua permissão de estudante e poderá entrar no país.

Pesquise por cursos

Canadá
Graduação
SOBRE O AUTOR

Vistos de estudante para o Canadá

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...