Essenciais
China: Perspectivas profissionais - Leitura recomendada

Trabalhar na China após os estudos acadêmicos

Conheça as regras e os vistos para trabalhar na China após os estudos no país

Trabalhar na China após os estudos acadêmicos
197

A economia da China nunca esteve tão forte, o que significa que há oportunidades abrangentes para os estrangeiros interessados em estudar no país. Mesmo assim, é bom ter consciência de que a competição é acirrada. Muitas companhias multinacionais como a HSBC, Microsoft, Airbus e IBM têm filiais na China e procuram ativamente por estudantes internacionais formados no país para ocupar vagas disponíveis.

 

Quais áreas têm a maior demanda?

 

Além das empresas já mencionadas, as indústrias que mais crescem na China são as de produtos de consumo, telecomunicações, tecidos, mineração, farmacêutica e transporte, entre várias outras. O país também é carente de profissionais nas áreas de engenharia, medicina, TI, tecnologia ambiental, produção e turismo.

 

Posso trabalhar na China após a graduação?

 

Na China, estudantes internacionais não podem trabalhar durante os estudos. Após a graduação, você pode se aplicar para o visto de trabalho (conhecido como Z visa) que exige um mínimo de dois anos de experiência. No entanto, em alguns casos há exceções, como o esquema Lecione na China, que recruta professores de inglês para dar aulas no país por 12 meses.

 

Dicas:

 

  • Aprenda a língua e a cultura chinesa antes de começar a se inscrever em vagas profissionais. No país, o conceito de manter o controle e ser respeitoso é bastante importante em ambientes de trabalho e saber destes detalhes faz a diferença na hora de passar por entrevistas;
  • Comece a sua pesquisa por vagas profissionais na China pelos sites oficiais de grandes companhias multinacionais;
  • Mesmo que o seu curso na China seja ministrado em inglês, opte por estudar o mandarim durante a sua estadia; as chances de conquistar uma vaga no país são bem maiores se você tiver fluência no idioma nacional;
  • Converse com seus amigos chineses para receber dicas e indicações.

 

Sites úteis:

 

Leia também:

3 bolsas de estudo na China

Como tirar um visto de estudante para a China

Taxas de ensino na China

Pesquise por cursos

China
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Trabalhar na China após os estudos acadêmicos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.