Essenciais
França: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

O ensino superior na França

As instituições, os diplomas e a cultura universitária da França

As instituições, os diplomas e a cultura universitária da França
328

Aproximadamente 300.000 estrangeiros estudaram na França no último ano. A atraente cultura, a culinária e a classe dos franceses tornam o país uma escolha óbvia de destino de estudo, além, é claro, de suas inúmeras instituições de ensino de qualidade. O sistema de ensino superior na França é marcado por forte suporte do governo, e os seus departamentos de pesquisa e escolas de negócios estão entre os melhores do mundo. Antes de se inscrever para estudar na França, recomendamos a leitura deste mini-guia para compreender melhor o ensino superior do país.

 

Alguns fatos:

  • Estudantes franceses e internacionais pagam o mesmo valor;
  • Um bacharelado, chamado de “Licence”, dura de três a quatro anos;
  • Um mestrado costuma ter dois anos de duração;
  • É dada forte ênfase à pesquisa em pós-graduações na França;
  • A França tem duas universidades entre as 100 melhores do mundo, segundo o QS University Rankings;
  • A França tem mais de 220 escolas de negócios.

 

Tipos de Instituições

 

  • Universidades públicas
  • Universidades particulares
  • Grandes écoles

 

Universidades públicas

 

O governo francês financia instituições de ensino superior públicas e também controla todo o regulamento de diplomas nacionais outorgados por elas. Estas universidades oferecem cursos acessíveis de alta qualidade – e são bastante populares entre estudantes internacionais.

 

Universidades particulares

 

As taxas de ensino de instituições particulares são, previsivelmente, mais caras do que as financiadas pelo governo. No entanto, estas universidades costumam oferecer o melhor ensino e treinamento disponíveis em suas áreas de especialização. As instituições de artes e humanas e as de ciência e engenharia são as mais populares.

 

Grandes Écoles

 

As grandes écoles são instituições de ensino superior de qualidade com grande competitividade com as demais universidades do país. De fato, o processo de admissão delas costumam ser mais desafiadores.

 

Leia mais:

O processo seletivo na França

Trabalhar na França após os estudos acadêmicos

Taxas de ensino na França

Pesquise por cursos

França
Graduação
SOBRE O AUTOR

As instituições, os diplomas e a cultura universitária da França

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada