Essenciais
França: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

O processo seletivo na França

Como se inscrever em uma universidade da França? Como é o processo seletivo? Leia no nosso guia a seguir!

O processo seletivo na França
307

A seguir, nós te levamos passo a passo pelo processo de inscrição em universidades francesas. O sistema é um pouco complexo, por isso é importante aprender os estágios e planejar a sua inscrição com antecedência.

 

O que eu preciso para me inscrever?

 

  • Um passaporte válido para a duração completa dos estudos na França;
  • Históricos escolares/acadêmicos que comprovem o seu nível educacional;
  • Um resultado satisfatório em um exame de proficiência no francês (se o seu curso exigir).

 

Como se inscrever:

 

Os brasileiros, assim como estudantes de mais 34 países, estão listados no programa CEF do CampusFrance. Isso significa que você precisa fazer um pedido de admissão preliminar (DAP – Demande d’Admission Préalable) pela embaixada francesa mais próxima de você. O DAP faz parte da inscrição online obrigatória para os estudantes dos 35 países do CEF.

 

A França tem consulados em Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

A inscrição na admissão preliminar (DAP) começa em janeiro e deve ser concluída antes do prazo final divulgado no site da embaixada. Antes de se inscrever, entre em contato com a secretaria internacional de sua universidade francesa para preencher todos os requisitos exigidos por ela, uma vez que o processo varia entre instituições.

 

Os estudantes não-europeus sempre precisarão de um visto de estudante para estudar na França.

 

Quando me inscrever?

 

As inscrições em universidades francesas normalmente são abertas na metade de abril. Como o processo começa na primavera, é importante se inscrever o quanto antes possível para poder providenciar todos os documentos durante o verão francês (nosso inverno) e poder dar início às aulas no começo de setempro.

 

Dicas úteis:

 

  • Inscreva-se com antecedência: as inscrições francesas têm prazos finais bastante rígidos, por isso, não deixe tudo para o último minuto.
  • Inscreva-se em mais de uma universidade: apesar de você precisar pagar uma taxa de inscrição para cada uma das universidades, as suas chances de ser admitido aumentarão.
  • Tire suas dúvidas: o trabalho da secretaria internacional de sua universidade francesa é te ajudar com tudo que for possível! Entre em contato com ela, faça todas as perguntas que achar necessário.

 

Leia mais:

O ensino superior na França

5 razões para estudar na França

Como conseguir visto de estudante para a França

Pesquise por cursos

França
Graduação
SOBRE O AUTOR

O processo seletivo na França

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada