Essenciais
França: Perspectivas profissionais - Leitura recomendada

Trabalhar na França após os estudos acadêmicos

Conheça as regras e os vistos para trabalhar na França após os estudos acadêmicos no país

Trabalhar na França após os estudos acadêmicos
258

Existe uma variedade de oportunidades profissionais em diferentes setores na França, principalmente se você tiver concluído um curso acadêmico no país. No entanto, há um porém (que não é tão ruim assim): é necessário ter fluência no francês.

 

O mercado de trabalho na França

 

A França tem um mercado de trabalho competitivo, mas diverso. Grandes empresas recrutam ativamente talentos estrangeiros, especialmente nas áreas automotivas, farmacêuticas e turísticas. Você também pode se inscrever em um programa de pós-graduação; várias empresas francesas mundialmente famosas oferecem este tipo de esquema, como L'Oréal, Orange, Renault, AXA, BNP Paribas, Carrefour, Peugeot, Citroën e Renault.

 

Posso trabalhar na França após a minha graduação?

 

A França, geralmente, é bastante acolhedora com estudantes internacionais. Além disso, a partir do outono de 2016, passará a valer uma melhora nos direitos de residência para estudantes internacionais formados no país. Se você for europeu, poderá trabalhar na França sem restrições. Os estudantes não-europeus com um mestrado ou diploma equivalente podem pedir uma autorização de residência temporária válida por 12 meses. Esta opção permite trabalhar por até 60 por cento da semana ou 964 horas por ano.

 

Dicas:

 

  • Aplique-se com antecedência: comece a se inscrever em vagas de trabalho durante o último semestre do seu curso;
  • Destaque-se dentre os demais candidatos: leia nossos artigos sobre currículo e cover letter;
  • Faça uso de todos os recursos de sua universidade francesa: converse com orientadores de carreira, frequente feiras de carreiras, faça contato com possíveis empregadores, etc.;
  • Mesmo que você opte por um curso lecionado em inglês, considere estudar francês: se você quiser trabalhar na França após a sua graduação, as probabilidades de conseguir um emprego aumentarão se você souber falar a língua nativa;
  • Procure saber sobre a empresa em que você estiver se inscrevendo. É importante mostrar interesse e conhecimento no momento da entrevista.

 

Sites úteis para encontrar empregos na França:

 

 

Para mais informações sobre trabalhar na França após a graduação, visite o site Campus France.

 

Leia mais:

Como coseguir o visto de estudante da França

3 opções de bolsas de estudo na França

Pesquise por cursos

França
Graduação
SOBRE O AUTOR

Trabalhar na França após os estudos acadêmicos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.