Essenciais
França: Visto - Leitura recomendada

Como conseguir um visto de estudante para a França

Conheça o processo e as regras para tirar o visto de estudante francês

Como conseguir um visto de estudante para a França
659

Estudar na França, assim como em qualquer outro lugar, exige planejamento. A maioria dos não-europeus precisa de um visto de estudante para estudar no país e conseguir o seu com antecedência lhe ajudará a ter um início de intercâmbio tranquilo. O processo do visto pode levar vários meses, portanto é essencial se inscrever o quanto antes possível em relação à data de início do seu curso na França.

 

Enquanto os estudantes europeus não precisam de um visto para estudar na Alemanha, ele é obrigatório aos não-europeus.

 

Visto de estudante francês para estudantes não-europeus

 

O seu visto de estudante francês dependerá da duração da sua estadia no país. Em todos os casos, aconselhamos que entre em contato com a Embaixada da França para checar sobre o processo, documentos exigidos e outras informações oficiais.

 

Schengen student visa (visto de curta duração)

Court séjour pour etude
 

Se você for estudar na França por até três meses, em um curso de francês ou outro programa de estudos de curta duração, você deve se inscrever ao visto de estudante Schengen. Não há custo, mas você não pode estendê-lo.

 

Visto de estudante temporário de longa duração

Visa de long séjour temporaire pour études

 

Este tipo de visto permitirá a estadia na França por até seis meses.

 

Visto para estadia longa (para estudantes acadêmicos)

Visa de long séjour pour études 

 

Se você planeja estudar um curso acadêmico na França ou cursar qualquer programa de mais de seis meses, você precisará de um visto para longa estadia. Esta opção valerá por todos os seus estudos, de três a quatro anos.

 

Visto para prestar exames de admissão

Visa de court séjour étudiant concours

 

Se você estiver se inscrevendo em universidades francesas que exigem um teste de admissão (similares ao vestibular), você pode se aplicar para receber este tipo de visto. E se você passar no teste, poderá pedir um visto de residência de um ano de duração.

 

Documentos necessários:

 

  • Uma carta de admissão em um programa de estudos acreditado em uma instituição francesa;
  • Comprovação de fundos para cobrir taxas de ensino e custo de vida. Pode ser um extrato bancário, declaração de suporte financeiro, informações sobre uma bolsa de estudo, entre outros;
  • Passagens de volta para o Brasil. Se você ainda não tiver suas passagens, pode ter uma carta de intenção escrita a mão detalhando os seus planos de retornar ao Brasil;
  • Seguro de saúde (de no mínimo € 30.000);
  • Prova de acomodação. Pode ser qualquer confirmação oficial de um proprietário na França ou um certificado com detalhes sobre uma acomodação em uma residência estudantil;
  • Prova de proficiência em francês ou em inglês, dependendo do idioma em que o seu curso será lecionado na França.

 

Para mais informações, visite o site oficial Campus France.

 

Leia mais:

O processo seletivo na França

O ensino superior na França

5 razões para estudar na França

3 áreas de estudo na França

Pesquise por cursos

França
Graduação
SOBRE O AUTOR

Como conseguir um visto de estudante para a França

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.