Essenciais
Alemanha: Perspectivas profissionais - Leitura recomendada

Trabalhar na Alemanha após os estudos acadêmicos

Trabalhar na Alemanha após os estudos acadêmicos

Trabalhar na Alemanha após os estudos acadêmicos
716

Um número surpreendente de estudantes internacionais permanece na Alemanha após ganhar um diploma acadêmico. De fato, o DAAD (Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão, em português) revela que aproximadamente 50% dos estrangeiros ficam no país depois dos estudos.

 

O mercado de trabalho na Alemanha

 

Não é difícil de entender esta alta porcentagem. A Alemanha tem uma das menores taxas de desemprego na Europa e há uma série de vagas na maioria das áreas profissionais, especialmente para indivíduos com uma qualificação acadêmica alemã.  O país tem também um governo acolhedor que incentiva a estadia de talentos internacionais. As profissões mais procuradas na Alemanha são medicina, engenharia, tecnologia da informação, tecnologia e campos da ciência.

 

Posso trabalhar na Alemanha após a minha graduação?

 

Estudantes de países não-europeus são permitidos a permanecer na Alemanha com o propósito de procurar por um emprego por no máximo 18 meses após a graduação em uma instituição alemã – um período generoso para encontrar uma vaga profissional no seu setor se você for organizado e dedicado. Enquanto você estiver pesquisando oportunidades, também é autorizado a trabalhar com o que quiser - ou seja, nestes 18 meses você pode manter um trabalho para bancar a sua estadia prolongada até achar uma vaga na sua área de formação.

 

Dicas:

 

  • Aplique-se com antecedência: comece a se inscrever em vagas de trabalho durante o último semestre do seu curso;
  • Destaque-se dentre os demais candidatos: leia nossos artigos sobre currículo e cover letter;
  • Faça uso de todos os recursos de sua universidade alemã: converse com orientadores de carreira, frequente feiras de carreiras, faça contato com possíveis empregadores, etc.;
  • Mesmo que você opte por um curso lecionado em inglês, considere estudar alemão: se você quiser trabalhar na Alemanha após a sua graduação, as probabilidades de conseguir um emprego aumentarão se você souber falar a língua nativa;
  • Seja pontual nas entrevistas: a cultura alemã valoriza a pontualidade e a boa gestão do tempo.

 

Sites úteis para encontrar um emprego na Alemanha

 

 

Leia mais:

Como conseguir um visto de estudante para a Alemanha

O processo seletivo na Alemanha

Pesquise por cursos

Alemanha
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Trabalhar na Alemanha após os estudos acadêmicos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.