Essenciais
Alemanha: Destino de Estudo

A Alemanha pode se tornar o destino de estudo mais popular da Europa?

Com graduações gratuitas para estrangeiros, universidades de qualidade e cursos em inglês, a Alemanha tem grandes chances de passar o Reino Unido

A Alemanha pode se tornar o destino de estudo mais popular da Europa?
300

Com cursos praticamente gratuitos, instituições de qualidade e oportunidades de trabalho após os estudos, o aumento do número de estudantes estrangeiros na Alemanha no ano passado não surpreende. O país vivenciou um crescimento de 7% nas matrículas internacionais, totalizando 321.569 estrangeiros estudando por lá, de acordo com o relatório anual Wissenschaft weltoffen do DAAD e DZHW.

 

Enquanto isso, no Reino Unido, o valor de uma graduação pode chegar a £ 22.515 para estudantes não-europeus e as bolsas de estudo internacionais enfrentam uma fase de incerteza após o plebiscito popularmente chamado de Brexit que votou pela saída do Reino Unido da União Europeia.

 

Estes fatos podem indicar que a Alemanha tem chances de se tornar o destino de estudo mais popular da Europa? Um estudo recente de tendências feito pela instituição M.M. Advisory da Índia aponta que realmente há uma grande chance de isto acontecer.

 

“Ano passado, [a Alemanha] atraiu muita atenção global quando anunciou sua iniciativa de extinguir as taxas de ensino para estudantes internacionais”, declara o M.M. Advisory. “Isto fez com que muitos estudantes, principalmente de países com altos custos como os EUA, começassem a avaliar a Alemanha como uma opção séria para a educação internacional. Com base nos últimos três anos e nas iniciativas inteligentes em andamento para atrair estudantes, nós estamos projetando que a Alemanha superará o Reino Unido e se tornará líder em educação internacional na Europa nos próximos cinco anos.”

 

De onde vêm os estudantes internacionais da Alemanha?

 

Diferente do Reino Unido, as universidades da Alemanha são menos dependentes dos mercados emissores típicos e o corpo discente internacional é mais diverso, um bom sinal para manter o alto número de estrangeiros no país.

 

Os estudantes chineses são os mais presentes nas universidades alemãs; são mais de 30.000. Em seguida, vêm os indianos, que cresceram 25% e passaram os russos. A Rússia em terceiro lugar é representada por 11.534 estudantes; a Áustria em quarto com 8.875 e a França em quinto com 7.305.

 

A América do Sul e Central são responsáveis por 6.2% dos estudantes internacionais na Alemanha.

 

O que está atraindo os estudantes internacionais à Alemanha?

 

Oportunidades de trabalho: as oportunidades de trabalho após a conclusão dos estudos no país são um dos fatores principais de atração de estudantes internacionais. Em 2014, mais da metade dos 11.000 estrangeiros estudando no país que participaram de uma pesquisa do DAAD responderam que gostariam de permanecer na Alemanha após terminarem os estudos.

 

Além disso, o programa RISE do DAAD oferece muitas oportunidades de experiência prática durante os estudos.

 

Cursos com pouco ou nenhum custo: enquanto as taxas de ensino e custo de vida estão aumentando nos destinos de estudo mais populares do mundo, a Alemanha tem chamado a atenção de estudantes internacionais por oferecer cursos quase ou totalmente gratuitos. A mesma pesquisa do DAAD de 2014 apontou que 68% dos estrangeiros no país foram atraídos principalmente pelos preços baixos dos estudos.

 

A maioria das graduações na Alemanha é gratuita ou muito barata e as chances de também não gastar com uma pós-graduação se você tiver um bacharelado alemão são ainda maiores.

 

Cursos ministrados em inglês: atualmente, há mais cursos ministrados na língua inglesa na Alemanha do que nunca antes, principalmente os de pós-graduação, que se aproximam a quase mil opções.

 

A pesquisa do DAAD revelou que 72% dos estudantes internacionais resolveram estudar na Alemanha graças à aceitação internacional dos diplomas outorgados no país.

 

Qualidade das instituições alemãs: a qualidade das universidades alemãs correspondeu a 89% das respostas dos estudantes internacionais quando o assunto foi motivação para estudar na Alemanha.

 

Onde eu posso estudar na Alemanha?

 

Quer saber mais sobre os estudos na Alemanha? Então assista a este vídeo feito pelo site Study in Germany com o depoimento de seis estudantes internacionais com um diploma acadêmico alemão (vídeo em alemão com legendas em inglês).

 

Pesquise por cursos

Alemanha
Graduação
SOBRE O AUTOR

A Alemanha pode se tornar o destino de estudo mais popular da Europa?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada