Essenciais
Alemanha: Financiamento Estudantil - Leitura recomendada

Oito bolsas de estudo na Alemanha

8 bolsas de estudo famosas e outros financiamentos oferecidos para estrangeiros interessados em estudar em uma universidade na Alemanha

Oito bolsas de estudo na Alemanha
2210

As graduações em universidades públicas na Alemanha são gratuitas para estudantes estrangeiros. Mas se você quiser cursar um mestrado ou doutorado (PhD) no país, terá que pagar pelos estudos. No entanto, há mais opções de bolsas de estudo oferecidas para estudantes internacionais na Alemanha do que você possa imaginar, seja pelo governo alemão, pela própria universidade ou outras organizações. Leia o nosso guia a seguir para encontrar a melhor opção para você!

 

Financiadas pelo governo

 

Todos os anos, o governo alemão atribui uma quantia específica de dinheiro para financiar bolsas de estudo para novos estudantes estrangeiros no país. Entre elas, estão as seguintes:

 

1. Bolsas de estudo do DAAD

O Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (German Academic Exchange Service – DAAD) oferece a maior variedade de bolsas de estudo financiadas pelo governo e destinadas a diferentes níveis de estudo. O DAAD também tem um banco de dados de bolsas de estudo gratuito e acessível, que você pode usar para pesquisar as opções disponíveis. Visite-o aqui.

 

2. Erasmus Mundus Joint Programmes

Todos os brasileiros são qualificados para se inscrever nas bolsas de estudo Erasmus Mundus Joint Masters Degrees e Erasmus Mundus Joint Doctorates, para cursar mestrados ou doutorados duplos em uma ou mais universidades da Europa, inclusive as alemãs.

 

Não-governamentais

 

Há uma série de bolsas de estudo com financiamento não-governamental disponível para estudantes internacionais. Elas são oferecidas em diferentes áreas de estudo e de pesquisa acadêmica e normalmente são concedidas por mérito.

 

3. Bolsas de Estudo Heinrich Böll para Estudantes Internacionais

Tanto estudantes nativos quanto estrangeiros podem se qualificar para receber estas bolsas de estudo de graduação, mestrados e doutorados pela Heinrich Böll Foundation. Todos os anos, há dois períodos de inscrição que vão até o dia 1º de março e 1º de setembro. Saiba mais aqui.

 

4. Deutschland Stipendium

Estudantes internacionais com alto desempenho podem se qualificar para receber um financiamento de € 300 mensais por este programa. Com base em uma parceria público-particular, empresas, organizações e indivíduos patrocinam estudantes talentosos com um estipêndio de € 150 por mês, e o valor é dobrado pelo governo federal. Saiba mais aqui.

 

5. Bolsas de Estudo de Ciência Kurt Hansen

Estudantes internacionais interessados em se tornar educadores da área de ciência são convidados a se inscrever nestas bolsas de estudo, as Kurt Hansen Science Scholarships, financiadas pela Bayer Foundation. As áreas disponíveis para financiamento incluem projetos de estudo, estágios, cursos de verão, preparatórios, cursos de estudos suplementares e treinamento de ciência para professores. Saiba mais aqui.

 

Bolsas de estudo específicas de universidades

 

Como a maioria dos grandes destinos de estudo, várias universidades alemãs renomadas oferecem suas próprias bolsas de estudo. Nós selecionamos três delas para dar início à sua pesquisa.

 

6. Isenção de Pagamento para Doutorado da Escola de Finanças e Gestão de Frankfurt

Todos os anos, a Frankfurt outorga dez isenções de pagamentos (Frankfurt School of Finance and Management Doctoral Tuition Waivers) para estudantes integrais de doutorados ministrados em inglês em suas escolas de finanças, contabilidade, matemática e administração de empresas. Saiba mais aqui.

 

7. Bolsas de estudo da RWTH Aachen University

A RWTH Aachen University ou (Universidade Técnica da Renânia do Norte-Vestfália em Aachen) está entre as 100 melhores universidades do mundo no ranking por reputação internacional da Times Higher Education. Além disso, ela é generosa com suas bolsas de estudo. Há oportunidades de financiamento disponíveis para estudantes nativos e estrangeiros. Conheça as opções da RWTH Aachen pela ferramenta de pesquisa da universidade.

 

8. Programa de Bolsas de Estudo Co-Financiadas FRIAS para Estudantes Internacionais

Famosa pelas suas pesquisas acadêmicas, a Universidade de Friburgo (University of Freiburg) oferece um número de bolsas de estudo para estudantes estrangeiros matriculados em um programa de pesquisa. O nome original do programa é FRIAS Cofund Fellowship Programme for International Researchers e as bolsas de estudo são anunciadas durante os meses de verão. Saiba mais aqui.

 

Leia mais:

O processo seletivo na Alemanha

O ensino superior na Alemanha

Como conseguir o visto de estudante para a Alemanha

3 áreas de estudo na Alemanha

Pesquise por cursos

Alemanha
Graduação
SOBRE O AUTOR

Oito bolsas de estudo na Alemanha

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.