Essenciais
Alemanha: Financiamento Estudantil

Winterkus: bolsa de estudo para curso de alemão na Alemanha

Curso gratuito acontece entre janeiro e fevereiro, durante o inverno alemão; inscrições acontecem entre 1º de julho e 15 de agosto.

Winterkus: bolsa de estudo para curso de alemão na Alemanha
1142

O Serviço Acadêmica Alemão de Intercâmbio (DAAD) vai abrir vagas para as Bolsas para Curso de Inverno de língua e Cultura Alemãs, chamado de Winterkus, no dia 1º de julho para selecionar brasileiros interessados em estudar alemão em uma universidade da Alemanha em Düsseldorf, Berlim, Duisburg/Essen, Freiburg, Kassel, Köln e Leipzig. As inscrições vão até o dia 15 de agosto; as bolsas de estudo valem para janeiro e fevereiro – inverno na Europa -, e são oferecidas todos os anos.

 

Quem pode se inscrever?

 

Para se qualificar às bolsas de estudo do Winterkus, os candidatos devem ter um bom desempenho acadêmico; já possuir proficiência no nível B1 em alemão de acordo com a classificação Europass Language Passport; e estar cursando, no mínimo, o quarto semestre de uma graduação até um doutorado.

 

As inscrições

 

As inscrições vão do dia 1º de julho ao dia 15 de agosto e são feitas pelo portal do DAAD. Você deverá fazer o upload de seus documentos digitalizados no portal e preencher todos os seus dados. Depois de tudo preenchido, o Application summary é gerado; este documento deverá ser enviado por correio ao escritório da DAAD no Rio de Janeiro até o prazo final das inscrições.

 

Os documentos deverão ser traduzidos para o alemão: currículo, declaração de propósito, carta de recomendação, certificado acadêmico, comprovação dos créditos acadêmicos já cursados, certificado no idioma, etc.

 

A bolsa de estudo

 

Cada universidade oferece durações diferentes do curso, portanto, é importante ler todas as informações e regras disponíveis no DAAD aqui (em alemão). Além do curso durante o inverno alemão, a bolsa de estudo oferece um valor fixo para cobrir as passagens de ida e volta, seguro de saúde e um estipêndio de € 1.725 para o estudante se manter durante a estadia na Alemanha.

 

Saiba mais pela página oficial do DAAD Brasil.

 

Leia mais:

Entrevista: ser au pair e estudante na Alemanha

Pesquise por cursos

Alemanha
Graduação
SOBRE O AUTOR

Winterkus: bolsa de estudo para curso de alemão na Alemanha

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada