Essenciais
Hong Kong: Acomodação - Leitura recomendada

Acomodações estudantis em Hong Kong

Os diferentes tipos de acomodações para estudantes internacionais em Hong Kong: halls residenciais, agências e homestays

Onde morar em Hong Kong?
723

Hong Kong tem se tornado, cada vez mais, um destino de estudo popular entre estudantes de todas as partes do mundo. Apesar de todas as suas atrações e pontos positivos, provavelmente, o maior desafio que você irá enfrentar em Hong Kong é encontrar onde morar.

 

Hong Kong é um dos países mais densamente povoados do mundo, A maioria de sua população mora em flats e arranha-céus. E onde moram os estudantes? Leia a seguir.

 

Dica: antes de fechar qualquer negócio, converse diretamente com a sua instituição. Ela deve ser sempre a sua primeira fonte de informação sobre acomodações estudantis (ou qualquer outro assunto).

 

Atenção: HK$ 1 = R$ 0,41 = US$ 0,12

 

ACOMODAÇÃO UNIVERSITÁRIA

 

A maioria das universidades oferece a opção de viver em halls estudantis ou em acomodações dentro do campus. De forma geral, esta é considerada a opção mais barata para estudantes internacionais, custando, em média, de HK$ 5.000 a HK$ 20.000 por semestre. Acomodações on-campus não só são convenientes pela proximidade a todas as instalações da universidade, como também é a melhor forma de experimentar a vida acadêmica completamente.

 

Cada instituição tem procedimentos diferentes de inscrição em acomodações que, por vezes, variam entre graduações e pós-graduações. Normalmente, eles podem ser feitos online pelo site da universidade. A City University of Hong Kong, por exemplo, tem vagas para aproximadamente 3.700 estudantes e cada um de seus halls residenciais tem um legado inigualável, com um Mestre Residencial e uma associação de ex-alunos. Este tipo de comunidade pode ser o melhor ambiente para fazer novas amizades, especialmente se você mudou-se do exterior sozinho.

 

Algumas universidades, inclusive, oferecem acomodações por faculdades acadêmicas. Os estudantes da Universidade Chinesa de Hong Kong, por exemplo, podem se inscrever em um curso em afiliação à uma faculdade específica que oferece o seu próprio albergue, refeitório e serviços estudantis.

 

Agências de estudantes

 

Se você preferir certa distância do campus, há uma série de agências especializadas em acomodações estudantis. Normalmente, você pode escolher entre um quarto pequeno (que vai de HK$ 3.500 a HK$ 4.500 por mês), médio (HK$ 5.000 - HK$ 6.000 por mês) ou grande (HK$ 6.000 a HK$ 8.500 por mês). Os preços variam de acordo com a localização e o tamanho do quarto em comparação aos demais. Um dormitório em Causeway Bay por HK$ 5.000 pode ser considerado pequeno se comparado a um quarto em Shaum Sui Po pelo mesmo preço. Para um estrangeiro, levar estes fatores em consideração pode ser um pouco confuso a princípio.

 

O aluguel de um apartamento vai de HK$ 6.000 a HK$ 12.000 mensais. Flats e acomodações compartilhados costumam ser mais espaçosos e oferecer mais conforto que dormitórios estudantis dentro de campi, além de incluir diferentes vantagens dependendo da agência e propriedade. A conveniência de ter fechado uma acomodação antes do início do semestre é uma grande vantagem de usar os serviços de uma agência.

 

Morar sozinho

 

Finalmente, para os mais aventureiros, há a opção de alugar um quarto por conta própria com uma agência externa (diferentes de uma estudantil). A maioria das regiões em Hong Kong é considerada segura para uma cidade desenvolvida. O que vai variar amplamente é o preço, dependendo da localização e da demanda do estudante. Na cidade, quanto mais próxima à região norte, mais barato o aluguel.  O preço também depende do andar do prédio: quanto maia alto (consequentemente, mais afastado do barulho e poluição da cidade), mais caro. Normalmente, os flats não são mobiliados.

 

Se você alugar alguma propriedade por uma agência, pagará pelos serviços prestados por ela, adicionalmente ao valor do aluguel. A maioria dos contratos dura no mínimo 12 meses. As regiões de Kowloon e New Teritories costumam ter acomodações mais baratas. Há também uma diferença de preço entre prédios novos e os mais antigos: os que tiverem escadas ao invés de elevadores terão preços menores de aluguel.

 

Leia mais:

O ensino superior em Hong Kong

Pesquise por cursos

Hong Kong
Graduação
SOBRE O AUTOR

Onde morar em Hong Kong?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...