Essenciais
Hong Kong: Acomodação - Leitura recomendada

Quanto custa morar e estudar em Hong Kong?

7348

Uma das grandes vantagens de se morar em uma região como Hong Kong é que você nunca está muito longe de novos ambientes e cenários. Nesta cidade-estado tão diversa, você pode morar em um lugar com uma bela vista da região, com os prédios, o mar, e as montanhas de plano de fundo. Além disso, pode usufruir do excelente sistema de transporte público para viajar rapidamente a qualquer outra parte da cidade, para mudar um pouco de ares.

 

Acomodação

Uma opção bastante procurada por estudantes são os dormitórios universitários, dentro do campus da instituição. Além de ser um local vantajoso por estar próximo de todas as instalações acadêmicas e salas de aula, os dormitórios costumam ser bem mais baratos que outros tipos de acomodação estudantil. Morar em Hong Kong não chega a ser tão caro quanto morar em Londres ou no estado da Califórnia (EUA); ainda assim pode ser um tanto salgado, porque várias partes da região são pouco desenvolvidas e, por consequência, não há muito espaço residencial disponível.

 

Você deve reservar de HK$10.000 a HK$17.000 anuais para pagar a acomodação na cidade (um dólar de Hong Kong equivale a aproximadamente R$0,30). Lembre-se que o valor de moradia irá variar de acordo com a região que você decidir morar e com o tipo de acomodação que escolher (use o guia de Universidades de Hong Kong para saber o valor de acomodações universitárias). Em algumas raras ocasiões, você pode optar por um quarto individual, mas a grande maioria é compartilhada; se você quiser economizar, dividir uma moradia com outros estudantes costuma sair mais barato.

 

Os prédios universitários de Hong Kong são novos, e costumam ter designs e arquiteturas modernas e contemporâneas (pois a grande maioria foi construída no século 20). Como o espaço é limitado por toda a cidade, as universidades costumam oferecer dormitórios compartilhados; sendo assim, você morará com um ou mais roommates e usará um banheiro comunitário. Além disso, é comum encontrar designs engenhosos que ajudam a aproveitar o pouco espaço disponível. Se você preferir uma acomodação um pouco mais espaçosa, pode encontrar moradias fora do campus universitário. Felizmente, a cidade é bastante segura, mesmo à noite, e o sistema de transporte público é eficiente, desta forma, você pode ir da universidade à sua moradia tranquilamente.

 

As instituições de Hong Kong dão muito valor ao convívio social, e os estudantes são incentivados a participar de atividades e a fazer suas refeições juntos. Aqueles que evitarem este tipo de convívio podem receber advertências da administração universitária. O intuito é promover a coesão e a união entre os estudantes que moram na universidade.

 

Se você não conseguir garantir um dormitório dentro do campus, pode considerar outras opções, como alugar um quarto ou um apartamento, ou então morar na casa de uma família nativa (homestay). Visite os links a seguir:

 

·                     Easy Roommate

·                     Rent a Room HK

·                     Hong Kong. Asia Expat

 

Custo de vida

É possível que você precise pagar algumas taxas adicionais, dependendo de onde morar, incluindo contas mensais de água, luz, gás, internet, etc. Em dormitórios acadêmicos, estas despesas adicionais já costumam estar inclusas no valor total que você paga à universidade pela acomodação. Veja abaixo uma estimativa de despesas mensais:

 

Gás: HK$0.22/MJ + HK$20 (taxa de uso)

Eletricidade: HK$1.04/watt-hora + HK$36 (taxa de uso)

Água: Os primeiros 12 m2 são gratuitos + HK$4-6/m2 (taxa de uso)

Internet: HK$200 (Rede de banda larga de Hong Kong; 500Mbps)

Conta de aparelho celular: HK$100-300

 

Transporte

O sistema de transporte de Hong Kong é variado e eficiente, para acompanhar o estilo de vida agitado da região. 

 

Cartão de metrô: HK$25/dia, ou HK$600/mês

Passagem de ônibus: HK$6/viagem

 

Alimentação

A maioria dos estudantes prefere comer fora, e em Hong Kong essa opção pode sair barata. Uma deliciosa refeição em um café pode custar de HK$25 a 35. Se você gostar de cozinhar e preferir preparar suas próprias refeições, cheque a lista a seguir com o valor de alguns itens mais comuns:

 

Arroz (8kg): HK$89

Frango: HK$100-120/kg

Vegetais: HK$14-18/kg

Carne de porco: HK$70-80/kg

 

Outros custos

Um combo do McDonalds: HK$35

Um cappuccino do Starbucks: HK$30

Uma garrafa de Coca/Pepsi: HK$4,50 (330ml)

Uma garrafa d'água: de HK$4 a 5 (770ml)

 

 

Pesquise por cursos

Hong Kong
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.