Essenciais
Hong Kong: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

O ensino superior em Hong Kong

As instituições, os diplomas e a cultura universitária do ensino superior de Hong Kong

O ensino superior em Hong Kong
997

Comumente chamada de “Cidade do Mundo” da Ásia, Hong Kong tem várias universidades e empresas multinacionais internacionalmente renomadas. Nascida entre reinados de culturas distintas ocidentais e orientais, a cultura e o carisma da cidade são incomparáveis. Embora a cidade esteja oficialmente sob o controle chinês, Hong Kong ainda tem certo nível de autonomia e manteve a maior parte da estrutura educacional criada pelos britânicos.

Compreender o sistema de ensino superior de Hong Kong é fundamental para se inscrever em uma de suas universidades como um estudante internacional. Então acompanhe o nosso guia a seguir!

TIPOS DE INSTITUIÇÃO

Há uma série de instituições de ensino superior diferente em Hong Kong, que oferecem qualificações vocacionais, certificados, associates (similares à graduações tecnológicas, de dois anos de duração), graduações e pós-graduações. O tipo da instituição que você escolher dependerá do diploma em que estiver interessado.

Instituições particulares

Estes são os “Institutos Gerais”. Há uma variedade de instituições particulares independentes na cidade que oferece tanto educação geral e técnica, quanto áreas mais especializadas, como, por exemplo, artes performáticas na Academia de Artes Performáticas de Hong Kong. Os cursos, grades curriculares e requisitos de admissão variam consideravelmente entre as instituições. Por isso, os estudantes devem confirmar informações diretamente com a universidade escolhida.

Faculdades de Ensino Superior Aprovadas

As qualificações outorgadas por este tipo de instituição vão de certificados a bacharelados. Algumas destas faculdades são permitidas a incluir o título “Universidade” no nome de registro. Há cinco faculdades de ensino superior em Hong Kong e cada uma oferece cursos em áreas gerais e específicas. Por exemplo, a Hong Kong Shue Yan University tem cursos em artes liberais, enquanto a Faculdade de Gestão Hang Seng é especializada em uma área e oferece apenas cinco cursos acadêmicos.

Instituições do Conselho de Formação Vocacional

Esta categoria inclui as universidades politécnicas e tem disponíveis cursos de natureza técnica com foco em habilidades aplicadas em áreas gerais como artes e ciências – diferente de cursos que dão ênfase estritamente acadêmica. Normalmente, as qualificações são oferecidas como diplomas vocacionais e graduações.

UNIVERSIDADES

Há oito universidades do governo em Hong Kong com ofertas de associates, bacharelados, mestrados e doutorados. Todos os cursos são ministrados em inglês. A cidade está, atualmente, passando por um processo de reforma de sua estrutura acadêmica, para criar uma experiência de aprendizado mais equilibrada e completa a fim de preparar os estudantes para a realidade de um mundo moderno e globalizado. Esta iniciativa terá cursos de graduação de duração de três a quatro anos.

Clique aqui para ver uma lista completa de instituições de Hong Kong.

Graduações

A estrutura dos bacharelados em Hong Kong é semelhante à britânica. Os estudantes também escolhem uma área geral (normalmente, artes ou ciências) e uma específica, chamada de major, e precisam frequentar uma cota estabelecida de disciplinas ou créditos acadêmicos para concluir o curso. As universidades de Hong Kong são divididas em faculdades por áreas, cada uma delas oferece bacharelados diferentes. Além disso, há também opções de minors, as áreas de estudo secundárias, que não precisam ser necessariamente relacionadas à major do estudante. Os bacharelados, no geral, costumam durar quatro anos em período integral.

Algumas instituições também oferecem a opção de cursar um diploma duplo (double degree). Por ele, o estudante frequenta um número maior de créditos acadêmicos equivalentes a duas graduações ao mesmo tempo e se forma com dois bacharelados.

Cada universidade oferece uma variedade de cursos em todas as áreas de estudo gerais, diferenciando em major, minor, créditos e requisitos de admissão. Por exemplo, na Universidade de Hong Kong, uma disciplina típica de uma graduação vale seus créditos acadêmicos, enquanto a grade curricular completa de um ano acadêmica equivale a 60 créditos. As opções de carga horária são flexíveis e os estudantes podem cursar um número maior ou menor do que a média de créditos em um semestre, contanto que terminem todas as disciplinas exigidas pela graduação até o final do curso.

Pós-Graduações

As pós-graduações em Hong Kong são ministradas com uma combinação de aulas presenciais e pesquisa independente tanto em mestrados quanto em doutorados. Neste nível de estudo, o estudante optará por uma área mais específica de sua major do bacharelado para se especializar na pós-graduação. Os requisitos de admissão variam de acordo com a universidade, o departamento acadêmico e o curso que você escolher; por isso, é necessário verificar estas informações diretamente com a instituição. Os mestrados em Hong Kong costumam durar um ano, e podem incluir módulos de aulas, pesquisa e trabalho prático, além da dissertação como conclusão do curso.

CULTURA ACADÊMICA

Em concordância com as novas iniciativas acadêmicas, as universidades buscam fomentar o desenvolvimento pessoal a fim de incentivar os estudantes a evoluir uma perspectiva mais ampla sobre cultura, questões sociais e relações interpessoais. Os estudantes são encorajados a desenvolver habilidades práticas juntamente com pensamento crítico, com ênfase constante na aplicação dos aprendizados no “mundo real”.

Apesar de Hong Kong ter mantido o modelo britânico de educação superior, muitas atitudes do mundo acadêmico na cidade têm base na cultura chinesa (cantonesa). As avaliações são bastante valorizadas como um indicador necessário do progresso acadêmico. O trabalho árduo e o sucesso por mérito são valores sociais muito fortes na cultura de Hong Kong.

Os estudantes monitoram o próprio progresso acadêmico de forma independente e devem ter iniciativa para completar os estudos em casa para suplementar o que é ensinado em sala de aula. O estilo de comunicação em Hong Kong é baseado na polidez e na demonstração de respeito por pessoas que representam um papel social superior, como professores. Por isso, os estudantes não costumam se pronunciar muito em sala de aula. Apesar de alguns cursos incentivarem o debate entre os alunos, expressar a sua opinião em sala não será um indicativo de seu engajamento com o conteúdo do curso.

Pesquise por cursos

Hong Kong
Graduação
SOBRE O AUTOR

O ensino superior em Hong Kong

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...

Leitura recomendada