Essenciais
Hong Kong: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

O processo seletivo em Hong Kong

Uma explicação e dicas sobre o processo seletivo em universidades de Hong Kong

O processo seletivo em Hong Kong
1010

Em 2013, Hong Kong teve um aumento de inscrições universitárias. Com mais opções de bolsas de estudo para estrangeiros, uma revisão no sistema de ensino ocorrida em 2012 e políticas de imigração mais brandas, não é de se espantar que a cidade tenha crescido em popularidade como um destino de estudo entre estudantes internacionais.

 

Se estudar em Hong Kong é a sua vontade, acompanhe nosso guia sobre o processo seletivo da cidade a seguir!

 

PESQUISA E PRAZOS FINAIS

 

É sempre totalmente aconselhável dar início à sua pesquisa por uma universidade no exterior o quanto antes possível, com pelo menos um ano letivo de antecedência. Os catálogos e as informações nos sites oficiais de instituições são atualizados todos os anos (ou até mesmo semestres) e, de acordo com a reforma educacional de 2012, muitas graduações foram estendidas de três para quatro anos de duração. É muito importante que você pesquise cada um dos cursos detalhadamente e, em caso de dúvidas, entre em contato direto com a universidade que os oferece.

 

Os prazos finais de inscrição variam de acordo com a universidade, especialmente entre as particulares e os institutos de especialização. O ano acadêmico em Hong Kong começa em setembro e termina entre abril e maio. Geralmente, as inscrições são aceitas de setembro a dezembro para o início do curso no ano acadêmico seguinte. Algumas universidades oferecem um período extra de admissões na metade do ano letivo.

 

Por exemplo, a Universidade de Hong Kong aceita inscrições com um ano de antecedência à data de início do curso que você estiver se matriculando; o prazo final das inscrições é em dezembro (para início das aulas em setembro do ano seguinte). As admissões começam a ser anunciadas em fevereiro, e os estudantes têm até agosto para fornecer documentos de suporte exigidos para a matrícula.

 

Requisitos para a admissão

 

Os requisitos de admissão variam de acordo com a instituição, nível e área de estudo; no entanto, de forma bastante geral, os candidatos são avaliados, principalmente, pelo histórico e desempenho escolar/acadêmico. A maioria das universidades também realiza uma entrevista com os candidatos em potencial como parte do processo seletivo.

 

Muitas universidades também exigem proficiência no inglês, uma vez que a maioria dos cursos acadêmicos em Hong Kong é lecionada no idioma. Os candidatos precisam prestar o TOEFL ou o IELTS e enviar o resultado oficial à universidade. A sua nota no IELTS é válida por três anos, portanto, atente-se à validade do seu resultado antes de enviá-lo como parte do processo seletivo.

 

O processo de admissões na Universidade Chinesa de Hong Kong, por exemplo, exige que os candidatos a graduações enviem seus históricos escolares do ensino médio. Candidatos a pós-graduações precisam comprovar terem cursado no mínimo um ano de uma graduação em uma universidade reconhecida ou, pelo menos, dois anos de uma qualificação preparatória (como um associate degree ou um diploma na área de estudo desejada. Outras universidades, como a City University of Hong Kong, têm uma lista completa de documentos exigidos a estudantes estrangeiros que devem ser providenciados durante a inscrição online.

 

DICAS PARA A INSCRIÇÃO

 

Com várias instituições crescendo em popularidade internacionalmente, o processo seletivo em Hong Kong pode ser bastante competitivo. O primeiro passo é conhecer a área de estudo em que você estiver se inscrevendo porque, durante o processo, você provavelmente terá de explicar o seu interesse pela área, listar qualquer experiência que você já tenha adquirido e por que você gostaria de uma carreira profissional neste campo. Você também vai precisar providenciar cartas de referência escritas por outras pessoas – geralmente um chefe ou um professor. Em sua declaração de motivação, seja direto e respeitoso, e liste todas as suas qualificações escolares e acadêmicas conquistadas até o momento da inscrição (e a equivalência delas com o sistema educacional de Hong Kong).

 

Leia mais:

O ensino superior em Hong Kong

Pesquise por cursos

Hong Kong
Graduação
SOBRE O AUTOR

O processo seletivo em Hong Kong

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...

Leitura recomendada