Essenciais
Hong Kong: Destino de Estudo - Leitura recomendada

Por que estudar em Hong Kong?

837

Após décadas de Imperialismo Britânico, Hong Kong é hoje uma Região Administrativa Especial da China; portanto, apesar de viver sob as regras chinesas, a cidade-estado é independente e autônoma. Como resultado, possui características singulares e, ao mesmo tempo, tem marcantes influências orientais e ocidentais.

 

Desta forma, estudantes estrangeiros de várias partes do mundo podem se familiarizar rapidamente com o ambiente, identificando aspectos da sua própria cultura e aprendendo as novidades que Hong Kong tem a oferecer.

 

Idiomas oficiais

O inglês é um dos idiomas oficiais de Hong Kong e é a língua usada para lecionar nas oito universidades do país. Este fator tem atraído estudantes do mundo inteiro, que gostariam de viver em uma cultura oriental e aprender a língua chinesa e, ao mesmo tempo, adquirir fluência na língua inglesa. As ruas de Hong Kong têm placas e sinalizações também em inglês e os habitantes sabem se comunicar no idioma, o que faz com que os estudantes não se sintam perdidos e possam passear com segurança.

 

História e cultura

Por causa da diversificada história da região, tradição e inovação vivem lado a lado na arquitetura, no comércio ou na cultura. Você encontra lojas e marcas famosas mundialmente e também algumas mercadorias bastante presentes apenas na cultura oriental. No horizonte, arranha-céus se misturam com o cume de montanhas, e você pode fugir facilmente da agitação urbana para uma das várias áreas verdes e rurais da cidade.

 

Rankings universitários

Hong Kong tem apenas oito universidades, mas elas conquistam um desempenho incrível e aparecem sempre em rankings das melhores instituições da Ásia e do mundo! A QS recentemente classificou a University of Hong Kong como a 23ª melhor universidade do mundo (e a Hong Kong University of Technology and Science e a Chinese University of Hong Kong apareceram, respectivamente, em 33º e 34º lugar). No competitivo ranking das melhores instituições asiáticas, a Hong Kong University of Science and Technology conquistou o primeiro lugar - e a University of Hong Kong e a Chinese University of Hong Kong também faziam parte do top 10.

 

No Ranking Asiático da influente Times Higher Education, a University of Hong Kong ficou na terceira posição - e na 35ª no ranking mundial. A Hong Kong University of Science and Technology e a Chinese University of Hong Hong conseguiram a nona e a 12ª colocações.

 

A vida em Hong Kong

Hong Kong tem uma população enorme de 7 milhões de pessoas. A vida na cidade é considerada muito agitada, até mesmo por pessoas acostumadas com a vida em metrópoles, como Londres e Nova York. Nos campi acadêmicos, os estudantes recebem atenção individual de seus professores e frequentam vários eventos sociais como parte obrigatória da grade curricular. Pontualidade e gestão do tempo são duas qualidades importantes para se estudar na cidade.

 

Proximidade da China e outros países

Localizado na fronteira sul da China, Hong Kong funciona quase como uma porta de entrada para o país. Desta forma, ao estudar em uma das duas Regiões Administrativas Especiais da China (a outra é Macau), você vivenciará uma perspectiva completamente nova do que você está acostumado. Morar em um país tão diverso e diferente é uma experiência enriquecedora! 

Você pode optar por aprender o cantonês e a língua chinesa e ter oportunidades de visitar regiões da China. Além disso, Hong Kong está em uma região central na Ásia, facilitando a viagem para outros países do continente. Você pode aproveitar as suas férias ou o tempo livre entre os estudos para conhecer a região.

Pesquise por cursos

Hong Kong
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.