Essenciais
Hong Kong: Destino de Estudo - Leitura recomendada

Como funciona o transporte em Hong Kong?

59

A vida em Hong Kong é muito agitada e o senso de espaço pessoal é diferente do que estamos acostumados. Mesmo pessoas vindas de grandes cidades se espantam com a vida apressada de Hong Kong. A cidade-estado é um dos principais centros financeiros e uma das regiões mais povoadas do mundo. Estes dois fatores já dão uma ideia do seu alvoroço urbano. E para completar, ela é inteira formada por gigantescos arranha-céus. Como se locomover em meio à agitação diária de Hong Kong?

 

O transporte público e o estiloso cartão Octopus

O sistema de transporte público de Hong Kong é considerado excelente: pontual, limpo, organizado e fácil de usar. O seu ponto forte é o sistema de metrôs Mass Transit Railway. Conhecidos apenas pela sigla MTR, faz cinco milhões de jornadas por dia e, ao longo dos anos, se expandiu para alcançar todas as ilhas que formam o território de Hong Kong.

Uma das razões pelas quais o MTR ser considerado uma forma tão famosa de transporte público é pelo seu método de pagamento: o cartão Octopus. Conveniente e simples de ser usado, o cartão eletrônico elimina a necessidade de usar dinheiro todas as vezes que for pegar um metrô, permitindo andar pelas cancelas do sistema de transporte de forma rápida, com um simples passar do cartão. Este sistema foi, inclusive, adotado na cidade de Londres, com o cartão Oyster. Os cartões podem ser recarregados com mais créditos em inúmeros locais e também podem ser usados para comprar itens em lojas e em máquinas de venda automática - tudo extremamente útil e ágil para profissionais e estudantes na correria do dia a dia.

Mais do que isso, o cartão Octopus virou praticamente um acessório! As pessoas podem escolher diferentes tipos de cartão, com adornos, chaveiros, capinhas e estampas. Existem, até mesmo, adesivos para serem colados em aparelhos celulares que fazem as vezes do cartão: basta passá-los no scanner das catracas dos metrôs.

Um aviso importante sobre o uso dos metrôs em Hong Kong: comidas e bebidas são proibidas e alimentar-se nos vagões é tipo como incômodo pelos outros passageiros!

 

Ônibus

Você pode usar o cartão Octopus em outros sistemas de transporte público também, como ônibus e trens. Não são apenas os prédios que são altos em Hong Kong: a influência britânica é visível ao encontrar ônibus de dois andares andando pelas ruas da cidade.

 

Balsas

Você também pode utilizar balsas para ir de uma ilha a outra, ou então para fazer um tour por todas elas. Há também balsas que levam seus passageiros à China e à Macau (uma Região Administrativa Especial da República Popular da China, assim como Hong Kong). Se você preferir viajar por terra, há opções de trem até Beijing e Xangai.

 

Táxis

Os táxis servem a algumas áreas específicas: os veículos vermelhos são para a maior parte da área urbana de Hong Kong; os verdes são para os Novos Territórios; e azuis, para a Ilha de Lantau. Os primeiros dois quilômetros de corrida não devem sair mais de HK$15 (dólares de Hong Kong); depois, HK$1.50 é adicionado a cada 200 metros percorridos.

 

Pesquise por cursos

Hong Kong
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.