Essenciais
Hong Kong: Financiamento Estudantil - Leitura recomendada

Custo de vida em Hong Kong

Uma média de valores e gastos que você terá durante os estudos em Hong Kong

Quanto custa morar em Hong Kong?
1642

Uma das vantagens principais de estudar em Hong Kong é que você vai estar sempre próximo de diferentes paisagens. E se você tiver sorte, poderá morar em um arranha-céu com uma vista completa da cidade: o horizonte onde os prédios acabam e começa o céu, as águas e as montanhas. Mesmo se você não tiver este privilégio, há excelentes ligações de transporte público por toda a cidade que te levarão às mais belas paisagens que Hong Kong tem a oferecer.

 

Mas todos sabemos que morar fora tem um preço. Ou melhor: tem o preço da acomodação, do transporte, da alimentação e também do lazer. Para que você possa planejar os seus estudos em Hong Kong dentro do seu orçamento, preparamos um guia com uma média de gastos que você terá durante a sua estadia.

 

Atenção: HK$ 1 = R$ 0,41 = US$ 0,12

 

Acomodações em Hong Kong

 

As melhores opções de acomodação em Hong Kong são, realmente, as oferecidas pelas próprias universidades, que costumam ser as mais baratas também. Apesar de não ser tão caro quanto viver em cidades como Londres ou em regiões como Califórnia, Hong Kong também tem alguns preços salgados porque a região é pouco desenvolvida e bastante povoada. É ideal que você tenha entre HK$ 10.000 e KS$ 17.000 separados para acomodação anualmente (se sua intenção for completar uma graduação ou pós-graduação na cidade). Esta é apenas uma estimativa aproximada. É muito importante que você sempre confirme os valores específicos das acomodações oferecidos pela sua universidade em Hong Kong. Em raras circunstâncias, você terá a chance de escolher entre um quarto individual ou compartilhado; se a sua intenção é economizar, compartilhar a sua acomodação com outros estudantes é sempre a opção mais barata.

 

Apesar de a cultura universitária ser diferente da americana, em Hong Kong, os estudantes também costumam morar em dormitórios com um roommate (colega de quarto) e compartilhar um banheiro com várias pessoas. Os quartos estudantis em Hong Kong têm poucos itens para minimizar o uso do espaço – por isso, não espere um quarto completamente mobiliado. Você provavelmente terá uma cama, mesa e pouco espaço de armazenamento.

 

Saiba mais sobre acomodações em Hong Kong aqui.

 

Custo de vida

 

Dependendo de onde você morar, terá de pagar taxas e despesas adicionais, incluindo água, gás, luz, internet, etc. Normalmente, estas taxas já estão todas inclusas no valor total pago à universidade por uma acomodação em um hall residencial. Mas se você alugar um lugar por uma agência ou por conta própria, terá de pagar estas contas mensalmente. Elas custarão por mês, em média:

  • Eletricidade: HK$ 1,04/kWh + HK$ 36
  • Água: os primeiros 12m² são gratuitos + HK$ 4 – 6/m²
  • Internet HK$ 200 (Hong Kong Broadband Network; 500 Mbps)
  • Celular: HK 100 – 300

 

Transporte

 

O sistema de transporte público em Hong Kong é variado e eficiente para cooperar com o estilo de vida frenético da cidade. Você não sentirá falta de ter um carro.

  • Cartão de recarga mensal do metrô: HK$ 600
  • Ônibus: HK$ 6/viagem

 

Alimentação

 

Comer fora em Hong Kong não sai tão caro – você pagará em média HK$ 25 a 35 por uma refeição completa em um café. Se você preferir preparar suas próprias refeições, gastará:

  • Frango: HK$ 100 – 120/kg
  • Vegetais: HK$ 14 -18/kg
  • Carne de porco: HK$ 70 – 80/kg

 

Outros gastos

  • Combo no McDonalds: HK$ 35
  • Cappuccino no Starbucks: HK$ 30
  • Coca-Cola de 330ml: HK$ 4,50
  • Água (770ml): HK$ 4

 

Leia mais:

O ensino superior em Hong Kong

O processo seletivo em Hong Kong

Acomodações estudantis em Hong Kong

Pesquise por cursos

Hong Kong
Graduação
SOBRE O AUTOR

Quanto custa morar em Hong Kong?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...

Leitura recomendada