Essenciais
Hong Kong: Visto - Leitura recomendada

Visto de estudante para Hong Kong: como se inscrever?

1420

É essencial ter a autorização correta para entrar em Hong Kong como estudante, da mesma forma que acontece em inúmeros países. No geral, os documentos mais importantes são:

  • Uma carta de admissão em uma universidade da cidade.
  • Um passaporte válido e documentos relacionados à viagem.
  • Um visto de estudante adequado.

 

Leia mais sobre os documentos necessários para a viagem a seguir.

Carta de admissão e visto de estudante

Após receber a carta de admissão de uma universidade de Hong Kong, você precisa se inscrever para conseguir um visto de estudante. Você deve preencher um formulário ID_995A e enviá-lo para a sua universidade. Faça esse processo assim que receber a sua carta de admissão e envie o formulário juntamente com a sua matrícula, para haver tempo suficiente do visto ser emitido antes da sua viagem. Hong Kong tem se tornado um destino de estudo bastante procurado por estudantes internacionais a cada ano, por isso o processo de concessão do visto pode durar até dois meses. Se você for menor de 18 anos, precisará providenciar uma carta de autorização assinada por um responsável.

 

A sua universidade em Hong Kong

A universidade irá completar o formulário ID_995B em seu nome, como seu sponsor (responsável). Um sponsor é, em grande maioria, a instituição que receberá o estudante internacional, mas, em alguns casos, pode ser um indivíduo. Uma vez completado o formulário, a universidade o enviará ao departamento de imigração de Hong Kong, que, por sua vez, concederá o visto de estudante. Ao receber a resposta do departamento, a universidade lhe enviará o visto pelo correio expresso. Ou então, às vezes, o departamento de imigração envia o visto diretamente para o estudante. Este é outro motivo para começar o processo de inscrição o quanto antes possível: o visto percorre vários lugares antes de chegar até você e sua entrada em Hong Kong não é permitida sem ele.

 

O que é e não é permitido fazer em Hong Kong com um visto de estudante

Por muito tempo, estrangeiros com um visto de estudante não podiam trabalhar em Hong Kong em uma função remunerada. No entanto, as regras mudaram nos últimos anos e agora permitem que estudantes internacionais trabalhem dentro do campus universitário por até 20 horas semanais durante o período de aulas; e nas férias, podem trabalhar sem limitações. Antes de aceitar qualquer função remunerada, é aconselhável checar as regras da sua universidade e se o seu visto lhe permite trabalhar no país.

Os estudantes que tiverem intenção de fazer estágios em Hong Kong precisam encontrar vagas ligadas à sua área de estudo e conseguir a autorização da universidade.

 

Outros documentos:

  • Um passaporte recente (e cópias da página com dados pessoais)
  • Cópias dos documentos sobre a sua viagem
  • Carta de autorização escrita e assinada por um responsável (para menores de 18 anos)
  • Comprovantes de recursos financeiros (extratos bancários, declaração de suporte financeiro, carta de admissão em uma bolsa de estudo, etc.)
  • Cópias da sua carta de admissão em uma universidade de Hong Kong.

 

Visite o guia interativo da University City de Hong Kong sobre o processo de inscrição.

 

Pesquise por cursos

Hong Kong
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.