Essenciais
República da Irlanda: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

O ensino superior na Irlanda

As instituições, os diplomas e a cultura universitária do ensino superior na Irlanda

O ensino superior na Irlanda
2213

Com uma cultura rica e distinta e uma cena estudantil multicultural, a Irlanda tem uma longa tradição em acolher estudantes internacionais. Entre a crescente economia e o avanço do sistema educacional do país, é fácil de entender a atração de tantos estrangeiros. As sete universidades públicas da Irlanda estão classificadas entre as melhores do mundo em rankings acadêmicos e a taxa de ensino é gratuita para estudantes locais e europeus pelo Free Fees Scheme.

O ensino superior irlandês é bastante similar ao britânico e a sua inscrição deve estar impecável para ter chance de ser admitido. Conheça alguns aspectos a seguir!

TIPOS DE INSTITUIÇÃO

Existem quatro tipos de instituições de ensino superior na Irlanda.

1. Universidades

As universidades irlandesas são financiadas pelo Estado e geralmente funcionam de forma autônoma. Há sete universidades na Irlanda – cada uma com uma variedade de graduações e pós-graduações em um grande leque de áreas de estudo.

2. Institutos de Tecnologia

Estas instituições oferecem programas de estudo e treinamento em áreas como negócios, ciência, engenharia, línguas e música, que podem resultar em um certificado, diploma ou diploma acadêmico. Há 14 institutos de tecnologia no país com grades curriculares e requisitos de créditos distintos. O processo seletivo é realizado diretamente pela própria instituição.

3. Faculdades de Educação

Estas instituições oferecem unicamente cursos e treinamentos especializados para professores em Bacharelados de Educação, de três anos de duração, e diplomas de pós-graduação de 18 meses. Os estudantes interessados em se tornar professores do ensino fundamental e médio normalmente completam o bacharelado e já seguem para a pós.

4. Faculdades Particulares

As faculdades particulares oferecem cursos e treinamentos em áreas especializadas e vocacionais, como arte e design, medicina, estudos empresariais, desenvolvimento rural, teologia, música e direito. As qualificações podem ser vocacionais, de certificados ou acadêmicas, e variam de acordo com a instituição.

Clique aqui para ver uma lista completa de instituições da Irlanda.

GRADUAÇÕES

Um bacharelado típico em uma área de estudo geral costuma durar de três a quatro anos em cursos integrais. Graduações em algumas áreas como arquitetura, medicina veterinária e odontologia levam cinco anos para serem concluídas. Os estudantes podem escolher entre Bacharelados como um Diploma Geral, um Diploma com Honras (Honours Degree) ou Bacharelado de Artes (Diploma Especial) dependendo da natureza específica do programa de estudos.

Os cursos acadêmicos diferem em grade curricular, créditos acadêmicos e requisitos de admissão de acordo com a universidade. Normalmente, eles são classificados por departamento com base na área de estudo. Por exemplo, a Trinity College Dublin oferece um Bacharelado de Artes (BA) em Cinema. Os estudantes deste programa têm a opção de cursar uma área secundária de artes, como literatura inglesa ou teatro.

Algumas universidades também oferecem aos estudantes a chance de completar a graduação como um diploma de Honras, o que tipicamente significa cursar um número maior de créditos acadêmicos e disciplinas durante o mesmo período que uma graduação comum, aumentando a dificuldade do curso, a carga horária e o conteúdo dos estudos. Com a conclusão, os estudantes recebem um diploma com a adição de “(Hons)” no título. Por exemplo: Bacharelado de Ciências em Anatomia (Hons). Uma qualificação com Honras demonstra a dedicação extra do estudante durante os estudos acadêmicos.

PÓS-GRADUAÇÕES

Três tipos de diplomas de pós-graduações são outorgados na Irlanda: Diploma de Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado (PhD). Os programas de estudo podem ser com grade curricular (chamados de taught) ou de pesquisa (research).  As pós-graduações, como costumam ser em todos os países, são especializações e focam em algum aspecto mais específico da área de estudo da graduação.

Os Diplomas de Pós-Graduação, normalmente, são mais vocacionais e diretamente ligados a uma profissão, como ensino e biblioteconomia. Em alguns casos, estes diplomas são cursados como um preparatório para um mestrado na mesma área de estudo. Os Mestrados duram entre um e dois anos e envolvem uma grade de disciplinas a serem cursadas e uma dissertação para a conclusão do curso. Já os doutorados duram três anos.

CULTURA ACADÊMICA

A cultura acadêmica irlandesa é imensamente similar à britânica: os estudantes devem manter um padrão acadêmico obrigatório e têm bastante independência durante os estudos. Normalmente, apesar do conteúdo e da abordagem dada a cada área de estudo, os estudantes são incentivados a chegar às suas próprias conclusões. A formulação do pensamento crítico é suplementada com leituras e pesquisas completamente independentes, além do que é lecionado em salas de aula. Por estas e outras que os estudantes precisam de muita dedicação e disciplina para acompanhar todas as expectativas do curso.

As avaliações variam de acordo com a área de estudo, mas geralmente focam em poucas tarefas mais longas, ao invés de várias avaliações menores por disciplina. As provas são comuns e costumam acontecer no final de cada semestre.

As discussões em sala de aula encorajam os estudantes a compartilhar suas opiniões e a fazer perguntas que desafiam os professores intelectualmente – o corpo docente aprecia quando os estudantes oferecem novas perspectivas sobre um tópico e, normalmente, abre horários de consulta para conversar sobre ideias e conceitos com os alunos além das salas de aulas.

Leia mais:

Tipos de curso na Irlanda

Dublin: dias, meses, anos e alguns quilômetros...

Pesquise por cursos

República da Irlanda
Graduação
SOBRE O AUTOR

O ensino superior na Irlanda

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...

Leitura recomendada