Essenciais
República da Irlanda: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

O processo seletivo na Irlanda

Uma explicação e dicas sobre o processo de inscrição em universidades da Irlanda

O processo seletivo na Irlanda
3526

O setor educacional em constante crescimento da Irlanda tem aumentado o número de admissões de estudantes internacionais. Graças às suas instituições reconhecidas no mundo inteiro, opções de estudos flexíveis e leis de imigração, mais e mais estrangeiros se sentem atraídos à Irlanda como destino de estudo.

A seguir, explicamos um pouco sobre o processo seletivo irlandês, caso você tenha interesse em se inscrever em alguma universidade do país.

PESQUISA

Os interessados a estudar na Irlanda são aconselhados a começar a pesquisar por cursos com pelo menos um ano acadêmico de antecedência da data de início dos estudos. Normalmente, você pode encontrar catálogos universitários e outros materiais informativos no site oficial das universidades. (O Hotcourses tem alguns catálogos que podem ser baixados gratuitamente aqui.) Mesmo assim, é aconselhável entrar em contato direto com as instituições para fazer perguntas e tirar suas dúvidas.

Praticamente todas as universidades irlandesas têm uma secretaria internacional para oferecer orientação e recursos aos estrangeiros durante o processo de inscrição. O ponto de partida de qualquer pesquisa deve ser o site oficial da universidade, onde você encontra emails e telefones de contato, informações sobre requisitos de admissão, formulário de inscrição com instruções e muito mais.

Admissões e prazos finais

Os estudantes europeus se inscrevem em cursos de graduação irlandeses pelo Central Application Office (CAO). Já os estudantes não-europeus interessados em graduações normalmente se inscrevem diretamente pelo próprio site da universidade. Cada instituição tem um prazo final diferente para a inscrição. A Trinity College Dublin, por exemplo, fecha as inscrições no dia 1º de março para os estudantes que quiserem começar o curso no primeiro semestre do ano letivo, em setembro. Já para o segundo semestre, as inscrições vão até dia 30 de setembro.

Independente da nacionalidade dos candidatos, todos os estudantes de pós-graduação devem se inscrever diretamente pela secretaria ou faculdade de pós-graduação ou também pelo site Postgraduate Application Centre (PAC). Se a sua instituição irlandesa não estiver listada no PAC, você deverá procurar pelo site oficial dela para se inscrever. Os prazos finais específicos de cada curso de pós variam muito de acordo com a universidade e a área de estudo. Por isso, novamente, o seu ponto de partida deve ser a página oficial da pós-graduação de seu interesse.

Clique aqui para ver uma lista completa de instituições de ensino superior da Irlanda.

Documentos necessários

A admissão no ensino superior irlandês considera, primeiramente, o mérito acadêmico; os requisitos variam de ano a ano, dependendo da demanda. Os estudantes devem providenciar documentos exigidos especificamente por cada universidade e são aconselhados a verificar os critérios diretamente com a secretaria de admissão das instituições.

Para os não-nativos na língua inglesa, é obrigatória a confirmação de proficiência mínima no idioma. Serão aceitos qualificações acadêmicas prévias outorgadas por alguma instituição em que o inglês seja a língua oficial ou uma nota de pelo menos 220 no TOEFL (computador), 550 no TOEFL (papel) ou 6.5 no IELTS (com no mínimo 6.0 em cada uma das sessões da prova. Estas exigências mínimas de fluência podem variar de acordo com a universidade, o nível do curso e a área de estudo, por isso, verifique esta informação com a sua instituição irlandesa. Candidatos a cursos de medicina também devem prestar o exame padrão HPAT.

Após enviar a sua inscrição e se receber uma carta de admissão de sua universidade irlandesa, você deverá se inscrever para o visto de estudante.

DICAS PARA A INSCRIÇÃO

Como as datas de abertura e fechamento do processo de inscrição variam amplamente, é importantíssimo checá-las uma a uma para não perder o prazo. Uma inscrição enviada após o deadline provavelmente será descartada sem ser analisada e você terá que esperar pelo próximo processo (além de perder a taxa de inscrição não reembolsável).

A cultura acadêmica irlandesa segue basicamente o modelo britânico, por isso, também valoriza inscrições objetivas, sem floreios. Como em todos os países com processos holísticos, os estudantes devem demonstrar entusiasmo e compreensão em relação à área de estudo, tanto sobre o que já aprenderam em experiências prévias (profissionais, acadêmicas e extracurriculares), quanto sobre o que pretendem aprender e conquistar com o curso irlandês, caso sejam admitidos.

Lembre-se: o processo serve para tentar convencer de que você deve ser admitido porque está muito interessado em aprender com a instituição. Portanto, terá de demonstrar seriedade e comprometimento.

Leia mais:

O ensino superior na Irlanda

Pesquise por cursos

República da Irlanda
Graduação
SOBRE O AUTOR

O processo seletivo na Irlanda

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...

Leitura recomendada