Essenciais
República da Irlanda: Últimas notícias

Irlanda é o melhor país do mundo, segundo "Good Country Index"

Pesquisa "Good Country Index" aponta a irlanda como o melhor país do mundo; Holanda, Nova Zelândia, Suécia e Reino Unido também entram no top 10

1580

A primeira edição do estudo "Good Country Index" (Indicador de Bom País, numa tradução livre), desenvolvido pelo especialista em política Simon Anholt, apontou a Irlanda como o melhor país do mundo. A ideia para a pesquisa, segundo o site do conselheiro político, é simples: medir o que cada país faz para contribuir com o planeta e ao bem comum da humanidade. Com este objetivo, foi feito um balanço utilizando um grande volume de informações das Nações Unidas e de organizações internacionais que demonstra se o país é credor externo, um fardo para o planeta, ou algo entre os dois.

"É importante esclarecer que não estamos fazendo nenhum julgamento moral em relação aos países", diz Anholt em seu site oficial. "O que eu quero dizer com um 'bom país' é algo mais simples: um país que contribui por um bem maior."

O estudo não mede o que os países fazem por eles mesmos, simplesmente porque já existem muitas pesquisas sobre isso. O "Good Country Index" tem como intenção dar início a uma discussão global sobre como os países podem balancear o dever para com seus próprios cidadãos com as suas responsabilidades em relação ao resto do mundo. "Isto é essencial para o futuro da humanidade e para a saúde do planeta. Eu espero que estes resultados incentivem as pessoas a participar desta discussão", considera Anholt.

Ranking geral: os 10 melhores contribuintes mundiais

Os países foram avaliados em ciência e tecnologia, cultura, paz e segurança internacional, ordem mundial, preocupação com meio ambiente e clima, prosperidade e igualdade, e saúde e bem estar.

Os dez primeiros lugares foram conquistados por:

1. Irlanda

2. Finlândia

3. Suíça

4. Holanda

5. Nova Zelândia

6. Suécia

7. Reino Unido

8. Noruega

9. Dinamarca

10. Bélgica

Pesquise por cursos

República da Irlanda
Graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...