Essenciais
República da Irlanda: Quando chegar lá - Leitura recomendada

Estudo de caso: Estudar e trabalhar na Irlanda

Estudante brasileiro na Irlanda.

3880

 

O Hotcourses Brasil preparou mais um estudo de caso, desta vez para os interessados em estudar na Irlanda. A jornalista Clareana Marrafon, 24 anos, do interior de São Paulo, viajou recentemente para o país para frequentar um curso de inglês. Ela respondeu perguntas sobre visto, processo de inscrição no curso, trabalho, e outras dicas que poderão ajudá-los na decisão de estudar na Irlanda.

 

Por que você decidiu-se pela Irlanda?

Decidi vir para a Irlanda porque queria ficar pelo menos seis meses no exterior, e aqui na Europa o país mais em conta para estudar inglês é a Irlanda. Além disso, tenho amigos aqui que acabaram me ajudando na decisão.

 

É preciso conseguir visto de estudante para estudar na Irlanda?

Quando chega à imigração, logo na entrada do país, você tem que apresentar a carta providenciada pela escola, seu endereço na Irlanda, comprovante de seguro saúde válido na Europa e a passagem de volta (mesmo que depois você mude a data). Estando tudo certo, eles te dão um visto de turista de um mês de duração aproximadamente. Nesse período você tem que procurar a sua escola e pedir a carta do banco, para poder abrir uma conta e depositar os 3 mil euros, exigidos para comprovar que você tem o dinheiro para se manter no país.  

 

Então não é necessário tirar nenhum visto antes de deixar o Brasil, como é feito no consulado americano quando a intenção é estudar nos EUA?

Não. Chegando à Irlanda, você passa na imigração apenas com o seu passaporte e uma carta da escola, na qual já está matriculado, dizendo que você comprou o seguro saúde e o endereço onde ficará hospedado. Então eles te dão visto de turista e você pode renová-lo no país. Este processo na imigração é bem tranquilo.

 

Quais os passos para conseguir ser admitida como estudante no país? Quais documentos precisou providenciar?

No escritório da imigração, no centro de Dublin, você deve levar apenas o seu seguro saúde, o extrato da sua conta em um banco da Irlanda com os 3 mil euros, e passaporte. O processo é rápido, em questão de uma hora você consegue o visto de estudante.

 

Qual escola e curso você frequenta? Qual a duração do curso?

Eu estou na ELTA (English Language Tutorial Academy), localizada em Burgh Quay, no centro de Dublin. Meu curso tem duração de 25 semanas de aula, mais 25 semanas de férias (um ano no total). Eu posso escolher em qual período tirar as minhas férias.

 

Quais eram as exigências específicas da sua escola para estudantes estrangeiros?

Como é uma escola de inglês, todos os estudantes são estrangeiros e não tem nenhuma exigência específica.

 

A escola providenciou documentos para que você apresentasse na entrevista para o visto ou para a admissão no país?

Sim, cheguei dia 29 de fevereiro, e dia primeiro de março já estava tudo preparado, inclusive as cartas para a carteira de estudante e de trabalho.

 

Como foi a chegada à Irlanda e a entrevista com a Imigração?

Dizem que em Dublin só chove. Eu cheguei em um dia ensolarado, lindo! Fui ao escritório da imigração depois de 20 dias na Irlanda, e ainda não conseguia falar muito bem o inglês. Posso dizer que foi bem tranquila [a entrevista para o visto de estudante]. Foi só entregar os documentos e aguardar para retirar o passaporte. Eles não fazem perguntas.

 

Quais as suas primeiras impressões sobre o país? O povo é receptivo? Estranhou a cultura?

Depois de um mês na Irlanda, posso dizer que não chove o tanto que eu li em muitos blogs! A cidade de Dublin é linda, o verde dos parques realmente é diferente e os irlandeses não são tão frios como imaginei. O que estranhei muito foi a comida saudável. Todo dia tem batata e vegetais, e o tal do curry.

 

O seu programa de estudo permite trabalhar? Quais são as regras em relação ao trabalho para quem está estudando na Irlanda?

O meu programa permite trabalhar, já que comprei as 25 semanas de aulas. Posso trabalhar 20 horas semanais durante os estudos e 40 durante as férias.

 

Como foi o processo para conseguir trabalho?

Apesar da crise, foi fácil. No quinto dia consegui uma vaga de au pair, mas acabei desistindo dessa, porque dois dias depois surgiu uma vaga melhor e mais perto de onde estudo. Cadastrei-me em vários sites (como Au Pair Ireland e Au Pair World) e ficava de olho nos grupos do Facebook, inclusive foi por lá que consegui os dois trabalhos.

 

Como é a sua rotina de estudo? E a de trabalho?

Tenho aula de segunda à quinta, das 9h às 13h. Trabalho de segunda a sexta, das 13h às 18h, e uma vez na semana faço babysitting, ou seja, quando os pais precisam sair a noite.

 

Leia mais...

Estudo de caso: Estudante brasileira conta como é o processo para tirar visto de estudante para os EUA.

Conheça os diferentes tipos de instituições irlandesas.

 

Pesquise por cursos

República da Irlanda
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...