Essenciais
República da Irlanda: Visto - Leitura recomendada

Estudo de caso: renovação de visto de estudante na Irlanda

Veja o caso da Clareana que estuda inglês na Irlanda e decidiu renovar o visto de estudante para estender a sua experiência internacional.

4550

 

Vocês se lembram do nosso estudo de caso da brasileira que foi para estudar inglês em Dublin e trabalhar como au pair? A jornalista Clareana Marrafon, do interior de São Paulo, está na Irlanda há quatro meses, matriculada em uma escola de inglês para estrangeiros, a ELTA (English Language Tutorial Academy). Mora com uma família local e cuida das crianças durante meio período, após as aulas. Os estudos e a rotina deram tão certo que a brasileira resolveu estender o seu tempo no exterior.

 

Por isso, ela volta a conversar com o Hotcourses Brasil pra explicar como isso é possível e contar um pouco mais sobre a vida em Dublin.

 

O que tem achado da experiência?

Por enquanto, minha opinião é a mesma de quando cheguei. Não tive aquelas crises que geralmente as pessoas tem de querer ir embora logo no primeiro mês. Tenho crescido muito, tem sido muito válida a experiência até agora.

 

Como é a sua rotina de trabalho? Demorou quanto tempo, desde a sua chegada, até encontrar o emprego?

Consegui o trabalho de au pair logo na primeira semana. O trabalho é part time [meio período] para cuidar de três meninos de 4, 6 e 8 anos. (A família também tem uma nanny que cuida dos gêmeos de um ano, num total de cinco crianças.) Todos os dias, busco as crianças na escola e tento entretê-las durante a tarde, com idas ao parque, filmes, etc.

 

Como é a sua escola? E as suas aulas?

A minha escola tem um método diferente, que é o Callan. É um sistema de aprendizado por repetição, trabalha bastante a pronúncia das palavras, mas não foca muito na gramática, melhorei muito meu inglês. A estrutura da escola é simples e posso dizer que não se tem muitos brasileiros se comparado ao número de coreanos, árabes e europeus.

 

Conheceu muitas pessoas de outros países? E brasileiros?

Conheci muita gente na escola e nos pubs, mas é inevitável conhecer brasileiros. Talvez pela facilidade de comunicação, é muito mais fácil conhecer brasileiros do que Irish [irlandeses] ou gringos.

 

Por que se decidiu por estender os estudos na Irlanda? Isso é permitido?

Sim, é permitido. Eu tirei meu visto em março e ele tem validade de um ano. Eu decidi estender porque sei que até o fim do ano não estarei com o nível de inglês que quero estar quando voltar. Preciso renovar meu visto no próximo ano, mas pelo menos dessa vez não precisarei comprovar os 3.000 euros que eles pedem quando se dá entrada no visto pela primeira vez.

 

Onde você vai para renová-lo e quais documentos precisa apresentar?

Renovo na imigração mesmo, mas ainda não sei exatamente quais documentos devo apresentar. Acredito que seja o seguro saúde, a carta de frequência da escola e o comprovante de pagamento do novo curso, além de ter que pagar os 150 euros para a renovação.

 

Quais as regras da sua escola em relação à extensão do curso? Fica muito mais caro?

Muito pelo contrário, fica quase a metade do preço e também tenho a opção de mudar de escola.

 

A sua atual escola precisa fornecer algum tipo de documento para a sua renovação do visto?

Sim, a escola deve apresentar a carta de frequência do aluno.

 

Depois de renovado, por mais quanto tempo vai durar o visto?

Ele geralmente dura um ano, podendo ser renovado por até três vezes.

 

Viajou para algum outro país? Precisou de visto?

Viajei para Budapeste na Hungria (foto), Vienna na Áustria e Praga na República Tcheca, Foram nove dias viajando e só precisei de visto em Budapeste, e o visto é concedido no próprio aeroporto. Cheguei de trem nos outros lugares e não me pediram nada.

 

Recomenda a experiência de estudar em Dublin para outros brasileiros?

Recomendo muito. Tenho amigos que já compraram o curso para o ano que vem e estão super ansiosos. Acho que a primeira coisa a se pensar é se você realmente quer, porque quando queremos alguma coisa, não importa se falta dinheiro, se somos muito próximos a família ou amigos; no final, a gente dá um jeito.

Leia mais...

Estude em Dublin: encontre cursos na Irlanda

Pesquise por cursos

República da Irlanda
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...

Leitura recomendada