Essenciais
Itália: Perspectivas profissionais - Leitura recomendada

Trabalhar na Itália após os estudos acadêmicos

Conheça as regras e os vistos para trabalhar na Itália após os estudos no país

Trabalhar na Itália após os estudos acadêmicos
401

A Itália sofreu com a crise financeira nos últimos anos e ainda está se recuperando. Apesar de muitos italianos optarem por procurar empregos em outros países, profissionais de certas áreas específicas têm vantagens competitivas, como de turismo e engenharia mecânica, principalmente os que tiverem proficiência tanto no inglês quanto no italiano e apresentarem qualificações relevantes.

 

Posso trabalhar na Itália após a minha graduação?

 

As regras italianas permitem que os estudantes internacionais trabalhem por até 1.040 horas por ano. Se você estiver concluindo um mestrado ou outro diploma superior, poderá permanecer na Itália por até 12 meses adicionais para procurar por um emprego.

 

Já quem estiver concluindo um bacharelado precisa, primeiramente, encontrar uma vaga de trabalho na Itália antes da conclusão do curso e, depois disso, trocar o visto de estudante por um visto de trabalho.

 

Dicas:

 

  • Aplique-se com antecedência: comece a se inscrever em vagas de trabalho durante o último semestre do seu curso;
  • Destaque-se dentre os demais candidatos: leia nossos artigos sobre currículo e cover letter;
  • Faça uso de todos os recursos de sua universidade italiana: converse com orientadores de carreira, frequente feiras de carreiras, faça contato com possíveis empregadores, etc.;
  • Mesmo que você opte por um curso lecionado em inglês, considere estudar italiano: se você quiser trabalhar na Itália após a sua graduação, as probabilidades de conseguir um emprego aumentarão se você souber falar a língua nativa;

 

Sites úteis para encontrar um emprego na Itália:

 

Lavorare.net  http://www.lavorare.net/
Primolavoro http://www.primolavoro.it/
Cambio Lavoro http://www.cambiolavoro.com/lavoro.htm

 

Leia mais:

O processo seletivo na Itália

O ensino superior na Itália

Por que estudar na Itália?

Como conseguir um visto de estudante para a Itália?

3 áreas de estudo na Itália

3 bolsas de estudo na Itália

Pesquise por cursos

Itália
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Trabalhar na Itália após os estudos acadêmicos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.