Essenciais
Japão: Acomodação - Leitura recomendada

As acomodações estudantis no Japão

Os diferentes tipos de acomodações para estudantes internacionais no Japão: dormitórios, homestays, acomodações particulares e Gaijin

As acomodações estudantis no Japão
279

Há várias opções de acomodação estudantil no Japão, mas nem todas podem ser ideais para você. Antes de começar a sua pesquisa, certifique-se de entrar em contato com a secretaria internacional de sua universidade japonesa para saber quais opções ela oferece e como pode ajudá-lo na sua busca por um lugar para morar.

 

Tipos de acomodação:

 

  • Domitórios
  • Homestays
  • Acomodações privadas
  • Gaijin Houses

 

Dormitórios

 

Os dormitórios são acomodações oferecidas pela própria universidade. Normalmente, os quartos são compartilhados entre duas ou três pessoas, com uma cozinha comunal e banheiro compartilhado com todos do mesmo andar. Este tipo de acomodação é ótimo para conhecer outros estudantes da universidade e também é a mais próxima dos prédios universitários, o que ajuda a economizar tempo e dinheiro com transporte.

 

Apesar de terem vários prós, os dormitórios costumam ter regras adicionais – como “toque de recolher” – que incomodam alguns estudantes, interessados em ter mais liberdade. Esta talvez não seja a melhor opção também se você trouxer família com você para o Japão.

 

Os estudantes que vivem no campus geralmente pagam uma quantia adicional diretamente à universidade pelos serviços oferecidos por ela, como manutenção e segurança. Mesmo assim, esta pode ser a acomodação mais barata em muitos casos, por já incluir móveis e outros utensílios e, quase sempre, um plano de alimentação também.

 

Verifique diretamente com a sua universidade japonesa para saber se ela tem opções de dormitórios no campus.

 

Homestays

 

Alguns programas oferecem a oportunidade de morar com uma família japonesa. Esta é a melhor opção para melhorar a proficiência no japonês e vivenciar a cultura do país Se este tipo de acomodação estiver disponível para o seu curso, normalmente, você terá que pagar diretamente à instituição, da mesma forma que é feito com dormitórios. As homestays também têm regras adicionais, afinal, você morará na casa de outras pessoas. Leia mais sobre homestays aqui e aqui.

 

Acomodações particulares

 

Como em qualquer destino de estudo, há sempre a opção de morar em uma acomodação particular, bastante popular entre estudantes mais independentes e maduros. De fato, 70% dos estudantes japoneses preferem morar fora do campus, tornando a procura por um lugar mais competitiva, porque o espaço no Japão é limitado. Se você optar pela sua própria casa ou apartamento, será totalmente responsável pelas despesas e provavelmente terá que mobiliar o imóvel.

 

Além disso, se você alugar um imóvel, possivelmente precisará de um fiador, que deve ser um nativo japonês que se responsabilizará pelas suas ações e pagamentos. Às vezes, as universidades concedem um fiador ao estudante, por isso, esta informação deve ser verificada diretamente com a secretaria internacional de sua instituição japonesa, que também pode oferecer informações e recursos úteis para a sua pesquisa.

 

Gaijin Houses

 

Se você planeja ficar pouco tempo no Japão, esta pode ser a melhor opção de acomodação para você! Estas casas costumam ser mais baratas do que o aluguel de algum imóvel, apesar de não serem tão modernas e só serem alugadas por poucas semanas ou meses. “Gaijin houses” significa casas estrangeiras; às vezes elas têm quartos vagos com banheiro e cozinha compartilhados, no entanto, os apartamentos individuais estão cada vez mais populares.

 

Dicas para encontrar a sua acomodação no Japão:

 

  • Conheça os limites do seu orçamento: as acomodações podem sair caro, portanto, é importante saber o quanto você poderá gastam com isso antes de começar a procurar por um lugar para morar no Japão;
  • Esteja ciente sobre gastos adicionais: se você alugar uma acomodação particular, vai precisar gastar com contas mensais, alimentação, transporte, entre outras despesas;
  • Pesquise bastante: não feche o primeiro negócios que aparecer. Procure, compare preços, converse, tire dúvidas;
  • Comece a sua procura com antecedência: o ideal é já ter tudo acertado antes de viajar para o Japão, para isso, você precisa começar a sua pesquisa o quanto antes possível.

 

Leia também:

O ensino superior no Japão

3 bolsas de estudo no Japão

Como tirar um visto de estudante para o Japão

Taxas de ensino no Japão

Trabalhar no Japão após os estudos acadêmicos

Pesquise por cursos

Japão
Graduação
SOBRE O AUTOR

As acomodações estudantis no Japão

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.