Essenciais
Japão: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

O processo seletivo no Japão

Como se inscrever em uma universidade do Japão? Como é o processo seletivo? Leia no nosso guia a seguir!

O processo seletivo no Japão
370

O passo mais importante para se inscrever em uma universidade japonesa é encontrar o curso certo para você. Após ter certeza de sua escolha, o segundo passo é entrar em contato direto com a secretaria internacional da universidade para saber quais são os requisitos de admissão e preencher a sua inscrição. Cada instituição tem regras diferentes; a seguir, nós listamos algumas mais comuns entre as universidades do Japão para você ter uma ideia do que precisará para o processo seletivo. Mas lembre-se: você SEMPRE deve verificar todas as informações sobre a inscrição diretamente com a universidade!

 

Quais perguntas você precisa fazer para a secretaria internacional:

 

  • Eu tenho as qualificações necessárias para este curso?
  • A inscrição para este curso é feita online? Se não, para onde eu envio o meu formulário de inscrição?
  • Quais documentos adicionais serão necessários e como eu faço para enviá-los?
  • Qual é o prazo final para a inscrição neste curso?

 

O que você precisará providenciar:

 

  • Um passaporte válido;
  • Comprovação de estabilidade financeira para cobrir a duração do seu curso;
  • Diploma, certificado ou o equivalente que comprovem a conclusão do ensino médio para a inscrição em cursos de graduação; um bacharelado ou equivalente para cursos de pós-graduação.

 

Outros requisitos:

 

  • A habilidade de falar, ler, escrever e compreender o japonês (os requisitos de proficiência na língua japonesa dependem do curso, mas é altamente recomendável aprender pelo menos um pouco do idioma antes de viajar para o Japão);
  • Uma recomendação da embaixada japonesa no seu país;
  • Uma recomendação de sua universidade brasileira, se você estiver planejando um intercâmbio, transferência ou apenas um semestre/ano no Japão;
  • Pelo menos uma carta de referência de um professor ou mentor;
  • Uma nota satisfatória no exame de admissão da universidade.

 

Exames de admissão

 

Estes testes são realizados duas vezes ao ano, normalmente em junho e em novembro. Todos os estudantes japoneses precisam prestar os exames de admissão para entrar em uma universidade (muito similares aos nossos vestibulares), mas as provas feitas pelos nativos costumam ser bem mais difíceis que as feitas pelos estudantes estrangeiros.

 

Verifique diretamente com a sua universidade japonesa se você precisa prestar um destes exames de admissão para se inscrever nela. E, se a resposta for afirmativa, quando e onde ela será feita.

 

Quando se inscrever

 

O prazo final para inscrições varia bastante entre as universidades japonesas. Para o início das aulas no outono, o período de inscrição vai de dezembro a abril na maioria das instituições. 

 

Leia também:

Por que estudar no Japão

O ensino superior no Japão

3 áreas de estudo no Japão

3 bolsas de estudo no Japão

Como tirar um visto de estudante para o Japão

Pesquise por cursos

Japão
Graduação
SOBRE O AUTOR

O processo seletivo no Japão

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada