Essenciais
Japão: Perspectivas profissionais - Leitura recomendada

Trabalhar no Japão após os estudos acadêmicos

Conheça as regras e os vistos para trabalhar no Japão após os estudos no país

Trabalhar no Japão após os estudos acadêmicos
311

Você tem interesse em trabalhar no Japão após a sua graduação? Conheça um pouco mais sobre as regras para permanecer no país após os estudos e também sobre o mercado de trabalho nacional.

 

O mercado de trabalho no Japão

 

Se você conhece um pouco sobre a cultura e a língua japonesas, poderá usufruir de oportunidades profissionais no Japão. Nos últimos anos, o país tem tido mais vagas do que interessados, e o aumento de estudantes internacionais facilitou a competição entre estrangeiros no mercado de trabalho – especialmente se você tiver estudado em uma universidade japonesa. Alguns dos setores mais fortes do Japão são os de negócios, tecnologia da informação e educação.

 

Eu posso trabalhar após a minha graduação?

 

O Japão costuma ser bastante receptivo com estudantes internacionais. Para trabalhar após a graduação, você terá que conseguir uma vaga profissional ou um visto para permanência de longa duração no Japão a fim de procurar por um trabalho. Visite o site do Ministério de Relações Exteriores do Japão para saber como conseguir um visto de longa duração.

 

Dicas:

 

  • Para ser bem-sucedido no Japão, você terá que se familiarizar com a cultura e a língua japonesa. Muitos cursos acadêmicos para estudantes internacionais, mesmo que ministrados em inglês, oferecem aulas do idioma japonês. Usufrua destas oportunidades para ter a proficiência essencial na hora de procurar por uma vaga profissional no país;
  • Comece a procurar por vagas o quanto antes possível. Não espere acabar o seu curso para começar a enviar o seu currículo e a entrar em contato com pessoas de sua network. O ideal seria ter uma oferta de trabalho antes da sua graduação;
  • Destaque-se dentre os demais candidatos: leia nossos artigos sobre currículo e cover letter;
  • Crie uma rede de contatos. Conhecer diferentes pessoas e diferentes ambientes é sempre uma excelente maneira de manter-se informado sobre oportunidades profissionais. Além disso, quanto mais você imerge na cultura local e conhece nativos, mais você aprende sobre o país e o seu mercado de trabalho.

 

Recursos úteis

 

Encontrar um emprego no Japão pode ser um pouco complicado para estrangeiros porque não há uma ampla variedade de recursos além dos oferecidos pela sua universidade. Por isso, é muito importante pedir a orientação de sua instituição japonesa durante a sua procura por vagas no país.

 

Muitas universidades têm acesso especial a sites que anunciam vagas de emprego e a outros recursos. Não deixe de pedir ajuda à secretaria internacional e aos tutores da sua universidade, porque eles podem colocá-lo no caminho certo para encontrar a sua oportunidade.

 

Visite alguns sites populares de anúncios de vagas no Japão:

 

GaijinPot - http://gaijinpot.com/

O-Hayo Sensei - http://www.ohayosensei.com/

JREC-IN Portal - https://jrecin.jst.go.jp/seek/SeekJorSearch?fn=4&ln=1&prefecture_9=00040

Pesquise por cursos

Japão
Graduação
SOBRE O AUTOR

Trabalhar no Japão após os estudos acadêmicos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.