Essenciais
Japão: informações de assunto - Leitura recomendada

3 áreas de estudo no Japão

Conheça algumas das áreas de estudo que podem ser consideradas o forte da educação superior no Japão

3 áreas de estudo no Japão
392

Estrangeiros migram para o Japão atraídos pela sua cultura, segurança e culinária inacreditável, mas o país é também um dos mais tecnologicamente avançados do mundo. Ele lidera negócios em vários setores mundiais, como os de negócios inovadores, tecnologia, pesquisa científica e alfabetização. A ênfase dada à educação não só fomenta o sucesso global do país, como também oferece oportunidades incríveis aos que resolvem estudar no Japão. Conheça a seguir três caminhos profissionais promissores no país:

 

Engenharia

 

As empresas japonesas precisam de engenheiros, principalmente os qualificados e fluentes em japonês. Graças ao avanço tecnológico do país, companhias como Toyota, Sony, Nintendo e muitas outras oferecem oportunidades para que recém-graduados passem imediatamente da universidade para o mercado de trabalho.

 

Apesar de haver um número maior de oportunidades para os engenheiros das áreas de robótica e computação, o Japão também precisa de profissionais da engenharia sísmica, devido ao grande registro de terremotos no país. Estes engenheiros têm iniciativas para criar cidades mais seguras e para minimizar os danos causados por estes frequentes desastres naturais.

 

A Universidade de Tóquio, o Instituto de Tecnologia de Tóquio e a Universidade de Quioto oferecem alguns dos melhores cursos de engenharia do Japão.

 

Educação

 

Os professores no Japão, especialmente os que são capazes de lecionar inglês, estão entre os mais bem pagos do mundo – com os maiores salários pagos por escolas particulares e universidades. Este fator, combinado com um dos maiores mercados de trabalho do mundo para professores de inglês, faz com que o Japão – principalmente Tóquio - seja um destino promissor para professores estrangeiros.

 

A Universidade de Tóquio também é uma das melhores instituições do país para a área de educação.

 

Negócios

 

Se você estiver à procura de um mestrado em negócios ou um MBA, o Japão é o lugar certo para você. Muitas pessoas usam um diploma de MBA japonês para conseguir um emprego no país porque a vasta maioria das empresas japonesas abre suas portas para estudantes estrangeiros quando eles possuem uma compreensão da cultura local. Além disso, os programas de MBA no Japão geralmente têm um número maior de matrículas de mulheres do que em outros países, ajudando a diminuir o sexismo nos processos de contratação de grandes companhias.

 

Uma carreira em negócios no Japão também é um caminho para carreiras em outros lugares do mundo, porque o país está aumentando o seu alcance global. Dependendo da companhia e de seu trabalho, você poderá criar uma carreira global trabalhando em empresas japonesas.

 

Tanto a Universidade Keio quando a Universidade Waseda tem fortes programas acadêmicos de negócios.

 

Leia também:

Trabalhar no Japão após os estudos acadêmicos

Por que estudar no Japão

O ensino superior no Japão

3 bolsas de estudo no Japão

Como tirar um visto de estudante para o Japão

Pesquise por cursos

Japão
Graduação
SOBRE O AUTOR

3 áreas de estudo no Japão

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.