Essenciais
Malásia: Inscrevendo-se em uma universidade

O processo seletivo na Malásia

Como se inscrever em uma universidade da malásia? Como é o processo seletivo? Leia no nosso guia a seguir!

O processo seletivo na Malásia
620

Com um setor educacional em crescimento, um cenário estudantil inigualável e um clima invejável, a Malásia é uma excelente opção de destino de estudo para estudantes internacionais – sem contar também o custo de vida e taxas de ensino relativamente baixos no país. No entanto, apesar da reputação da Malásia de ser acolhedora com estudantes, é importante conhecer o processo de seleção e tomar a melhor decisão na hora de escolher a sua instituição. A seguir, nós trazemos as principais informações sobre a inscrição em uma universidade na Malásia.

 

PESQUISA

 

Assim como em todos os países e em todos os aspectos da experiência de estudar fora, é necessário estar o mais preparado possível e começar o seu planejamento com antecedência. Os estudantes devem se familiarizar com o sistema de ensino malaio e decidir-se pelo tipo de instituição que eles gostariam de estudar. As instituições malaias também oferecem uma série de cursos acadêmicos internacionalmente reconhecidos chamados de “twinning”, uma opção recomendável a estudantes internacionais. O ideal seria começar a sua pesquisa com um ano acadêmico de antecedência à data de início das aulas na Malásia.

 

A maioria das universidades fornece apostilas e catálogos online com informações sobre os cursos e o processo seletivo para que os estudantes possam baixar gratuitamente e verificar se são elegíveis para a inscrição. Conseguir as informações certas antes de se inscrever ajuda a evitar erros como, por exemplo, concluir um diploma de bacharelado na Malásia e descobrir que ele não é válido no Brasil. É sempre aconselhável fazer o download dos catálogos universitários disponíveis nos sites oficiais das instituições e também no Hotcourses Brasil.

 

Os estudantes internacionais podem se inscrever diretamente pela universidade malaia, mas antes devem verificar se a instituição tem o status correto de acreditação pela Agência de Qualificação Malaia (Malaysian Qualifications Agency – MQA).

 

Clique aqui para saber se a sua universidade na Malásia tem a acreditação adequada.

 

SELEÇÃO

 

As datas de seleção variam de acordo com as instituições, níveis e áreas de estudo. As principais seleções para a maioria das universidades tanto de graduação quanto de pós-graduação acontecem no final de fevereiro (para o primeiro semestre) e em julho (para o segundo semestre). Muitas instituições costumam ter um segundo e/ou terceiro período de seleção, ou processos menores para cursos especiais durante o ano. Por exemplo, a Monash University Malaysia tem um pequeno período único de seleção em outubro para estudantes em matrículas especiais.

 

De forma geral, o período de inscrição na Malásia dura entre dois e três meses e as aulas começam no início do próximo ano letivo. Por exemplo, em 2013/2014, os estudantes internacionais que se inscreveram na University of Nottingham Malaysia tiveram entre o dia 1º de setembro 2013 e 15 de janeiro de 2014 para enviar a inscrição e começar o curso no ano letivo malaio de 2014.

 

Algumas universidades têm processos de inscrição separados para estudantes internacionais, inclusive com prazos finais específicos. Por tanto, é muito importante confirmar as datas relevantes diretamente com a sua universidade malaia. A maioria das inscrições pode ser feita online pelo site oficial da instituição.

 

DOCUMENTOS ESSENCIAIS

 

Os requisitos para a admissão variam entre os cursos e as universidades, mas, geralmente, incluem: cópias certificadas de históricos escolares e acadêmicos; uma cópia do seu passaporte e da sua identidade (por exemplo, da sua carteira de motorista); uma foto recente do tamanho da do passaporte; um relatório sobre a sua saúde preenchido e assinado por um médico; e comprovante do pagamento de taxas de inscrição. E, é claro, um formulário de inscrição totalmente preenchido. Dependendo do seu curso, você também precisará de um resultado em teste de proficiência em inglês. O resultado no IELTS é válido por três anos a partir da data de realização.

 

Os candidatos a cursos de pós-graduação podem precisar submeter também uma proposta de pesquisa ou tese.

 

Tipicamente, a universidade leva entre cinco a sete dias pata avaliar a sua inscrição após o prazo final. Você receberá uma carta de “Oferta de Vaga” anunciando a sua admissão, com todas as informações sobre a matrícula, o curso e datas importantes. Esta carta será um dos documentos essências para conseguir o seu visto de estudante malaio no Departamento de Imigração da Malásia.

 

A INSCRIÇÃO

 

Como não existe nenhum serviço centralizado de inscrição para estudantes internacionais na Malásia, você pode se inscrever online diretamente pelo site da universidade.

 

CULTURA ACADÊMICA DA MALÁSIA

 

E educação superior na Malásia é incrivelmente internacional e, sendo assim, a sua experiência de estudo no país vai depender da instituição, do curso ou até mesmo do histórico cultural de seus professores. A cultura malaia preza pela polidez e diplomacia extremas. No ambiente acadêmico, não é tão comum ver os estudantes se expressando abertamente em sala de aula. Apesar de alguns cursos encorajarem discussões e debates, expressar a sua opinião durante as aulas não é necessariamente visto como uma forma de demonstrar o seu envolvimento com o conteúdo do curso e, em alguns casos pode ser considerado desrespeitoso ou indelicado.

 

Espera-se que os estudantes mostrem iniciativa seguindo o conteúdo do curso e monitorando o próprio progresso acadêmico. As formas de avaliação variam de acordo com o nível ou área de estudo, mas, geralmente, o estudante deve se responsabilizar em frequentar as aulas com regularidade, completar os trabalhos exigidos no prazo certo e realizar estudos e pesquisas independentes fora das salas de aula.

 

DICAS PARA A INSCRIÇÃO

 

Milhares de estudantes internacionais se inscrevem e são admitidos em universidades da Malásia todos os anos. Se você navegar pelos sites das instituições, fóruns estudantis e publicações, encontrará uma variedade de guias sobre o processo seletivo no país. A University of Nottingham, por exemplo, tem um guia passo a passo para download bem completo, inclusive com capturas de tela para explicar como fazer a sua inscrição virtualmente.

 

Lembre-se que a sua declaração pessoal, se exigida pelo processo seletivo, será lida e avaliada por professores que dedicam a vida à área de estudo que você está interessado em cursar. Não se intimide ao demonstrar o seu interesse em relação ao curso, mas sem exageros. A cultura acadêmica malaia é relativamente baseada na britânica e australiana, portanto, seja direto e evite rodeios. O estilo de comunicação na Malásia, no entanto, é mais sutil e considera o respeito mútuo, por isso, se você soar auto-importante pode prejudicar a sua inscrição. A magnitude dos seus interesses e conquistas deve ser explanada sem precisar exaltar quão excelente ela é.

Pesquise por cursos

Malásia
Graduação
SOBRE O AUTOR

O processo seletivo na Malásia

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

'eBook ‘Estudar na Malásia'

Gostou da leitura! Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.