Essenciais
Malásia: Destino de Estudo - Leitura recomendada

Estudo de caso: estudante brasileira na Malásia

Malásia como destino de estudo: o país no Sudeste Asiático tem diversos atrativos para quem quer estudar no exterior.

6931

A Malásia é, sim, um país que deve ser considerado como destino de estudo! Esta é a dica da brasileira Daniela Loyola, estudante universitária na cidade de malaia de Cyberjaya. Para os interessados em fugir do comum e procurar um país exótico, com uma cultura diferente e extremamente rica, a Malásia, no Sudoeste Asiático, pode ser uma excelente opção. Segundo Loyola, os valores do curso e a simpatia do povo são dois dos melhores fatores de ser estudante no país. Leia nossa entrevista com a brasileira intercambista a seguir.

Pesquise cursos na Malásia pelo Hotcourses Brasil.

 

Qual é a sua idade, sua formação e de que parte do Brasil você é?

Eu sou paulistana, nascida em São Paulo, capital, tenho 31 anos, sou formada e pós-graduada em Hotelaria Hospitalar no Brasil, e trabalho com Terapias Alternativas.

Como se decidiu por estudar na Malásia?

Na verdade, eu aproveitei a oportunidade que o meu noivo teve de vir trabalhar aqui, então, eu me animei para fazer outro curso universitário, porém em uma área de atuação diferente que a minha atual. 

Onde e o que você estuda na Malásia?

Eu moro em Cyberjaya, que fica a 40 minutos da capital Kuala Lumpur, e estudo Design em Moda na Limkokwing Univesity

O que achou da experiência no país?

A experiência de descobrir e conhecer a cultura malaia é incrível. Os malaios são super amigáveis e educados. É tudo muito intrigante, desde a religião mulçumana, templos, costumes, até a culinária diferente e inusitada daqui, que é deliciosa.

O que você destacaria em relação à cultura malaia? Quais são as principais diferenças em relação à brasileira?

Eu destacaria na cultura malaia, certamente a preocupação e compaixão com o próximo. Os malaios são muito serenos e prezam pela harmonização entre todos os povos aqui habituados, independente da cor, credo ou classe social, todos são tratados igualmente, sem nenhum tipo de preconceito, eles são super abertos a dividir e compartilhar as maravilhas desse país tão sagrado. Sendo assim, com relação à cultura brasileira, eu particularmente acho que nós "perdemos" e muito no quesito paciência e respeito, que nada mais é ter compaixão e ajudar o outro. 

Para estudar, aprender e se desenvolver profissionalmente, eu recomendo a Malásia! 

O seu curso é ministrado em inglês? A população malaia se comunica fluentemente em inglês?

Sim, todos os cursos são ministrados em Inglês. A Malásia já foi uma colônia inglesa, então, mesmo eles tendo o idioma local, o inglês acaba sendo o primeiro idioma falado no país e em todos os lugares. 

Você conseguiu aprender um pouco do malaio? Achou difícil?

Eu sei falar algumas palavras em malaio. Entendo algumas frases básicas, mas o idioma mesmo eu não conheço como um todo. Não parece difícil, porém, acho que levam alguns anos para aprender e pegar fluência.

O povo é receptivo com estrangeiros?

Os malaios são totalmente simpáticos, adoram estrangeiros, e muitos conhecem algumas coisas da nossa cultura, ou seja, eles adoram os brasileiros e o Brasil.

Você recomendaria a Malásia como destino de estudo? Por quê?

Eu super recomendaria a Malásia por vários motivos, entre eles porque o país é tropical, igual ao Brasil, com temperaturas quentes, uma culinária bastante similar à brasileira. O país aceita bem os brasileiros e disponibilizam vistos universitários anuais. Sem contar os preços, que são muito, mas muito atrativos, ou seja, dependendo do curso, os valores saem exatamente metade e/ou um terço dos valores de um curso universitário no Brasil.

Em relação à moradia e alimentação, são bem acessíveis, resultando em um valor bom de custo x benefício. Então, acaba sendo uma vantagem estudar na Malásia. Fica incomparavelmente mais barato que em outros países tanto da Europa quanto em qualquer outro continente! Infelizmente, muitos ainda não sabem desse leque de opções que temos aqui e como é fácil fazer um curso universitário por esses lados, mas acredito que com a página de vocês isso mude um pouco. A Malásia é, sim, um país para se pensar! 

A Daniela possui um blog no qual conta sobre os seis meses de experiências na Malásia e compartilha informações sobre morar e estudar no país. Visite-o aqui.

Pesquise por cursos

Malásia
Graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

'eBook ‘Estudar na Malásia'

Gostou da leitura! Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.