Essenciais
Malásia: Destino de Estudo - Leitura recomendada

Viajando pela Malásia

1331

De Trem
Viajar de um local ao outro pode ser muito difícil em Kuala Lumpur, devido ao trâfego fatigante do país. Uma maneira de evitar ficar preso no trânsito é utilizar o serviço de trem. Kuala Lumpur conta com um sistema de quatro linhas de metrô, o KL Monocarril, que conecta alguns distritos onde o comércio, os bancos, os escritórios e os hotéis estão concentrados; com o trem STAR que percorre 27 km de Norte a Sul; e com o trem PUTRA, que conecta o nordeste com a zona oeste da cidade
O KTM (Keretapi Tanah Melayu) é um trem que conecta as maiores cidades da Malásia Peninsular, além de destinos na Tailândia e em Cingapura. O Trem Expresso do Norte, o Langkawi, parte todas as noites de Kuala Lumpur para Arau, em Kedah. Chegando pela manhã, ele então prossegue para Hat Yai na Tailândia - uma perfeita opção para os estudantes buscando um final de semana de compras que o bolso possa pagar. 

Por Terra 
Os ônibus são um meio de transporte relativamente caro na Malásia. As tarifas são cobradas de acordo com a distância percorrida. Os ônibus são bastante inconsistentes e não cumprem com o horário marcado. O ônibus de Putra, porém, é mais confiável.

Os táxis nas grandes cidades são geralmente equipados com taxímetro. A faixa de preço é de RM 2 pelos primeiros 2 km e 10 centavos para cada 200 m subsequentes. Para aqueles que queiram explorar o resto da Malásia em um curto passeio de final de semana, os ônibus rodoviários são outra boa opção. Os bilhetes começam na faixa de RM 35, permitindo que os estudantes visitem outros estados de maneira econômica.

Pelo Ar
Existem mais de 40 companhias aéreas que voam para a Malásia. Todos os vôos embarcam e desembarcam no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (KLIA) que fica em Sepang, 50 km ao sul de Kuala Lumpur.

De KLIA, vôos de conexão conduzem à maioria das cidades e vilas. Os estudantes podem escolher outras companhias ou viajar com as mais baratas - Air Asia e Firefly. Se reservado com antecedência, o bilhete pode ser encontrado a um preço incrivelmente baixo.

Pelo Mar
Existem diversos portos de entrada na Malásia, como Penang, Porto Klang, Kuantan, Kuching e Kota Kinabalu. Balsas costeiras oferecem serviços entre Penang a Butterworth, carregando tanto passageiros, como veículos, do continente às ilhas. Além disso, existem inúmeros serviços de balsa disponíveis, conectando as ilhas ao continente e vice-versa em torno do país.

Barcos mais rápidos e pequenas embarcações também são maneiras populares de locomoção para as pessoas em Sabah e Sarawak, especialmente indo para as partes mais isoladas. Existem diversos cruzeiros marítimos organizados por agentes locais. Para viagens pelo mar ao redor do país existem serviços indo do Porto Klang (Selangor) ao Kuantan (Pahang) e até Sabah ou Sarawak. Além disso, existem cruzeiros de férias que levam os passageiros aos países vizinhos.

Pesquise por cursos

Malásia
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Brasil editor

Gratuito

'eBook ‘Estudar na Malásia'

Gostou da leitura! Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.