Essenciais
Países Baixos: Inscrevendo-se em uma universidade

O que é Numerus Fixus?

Conheça o método Numerus Fixus para a admissão em universidades da Holanda

O que é Numerus Fixus?
824

O Numerus Fixus é um método holandês para limitar o número de candidatos a uma universidade. Na Europa, utiliza-se o mesmo método no ensino superior 0com o nome de “numerus clausus”.

O que significa Numerus Fixus?

Derivado do latim, o termo significa “número fixo” (enquanto “numerus clausus” significa “número fechado”).

Importância histórica do método

No passado, regras semelhantes ao Numerus Fixus estavam intimamente ligadas ao preconceito em relação a determinados grupos étnicos dentro de alguns países, presumivelmente para evitar que tivessem acesso à educação e, consequentemente, à progressão em termos de mobilidade social (como é o caso dos estudantes judeus na Polônia e Hungria durante os anos 20). No entanto, apesar de sua história, este não é o caso do Numerus Fixus utilizado na Holanda atualmente.

Por que o Numerus Fixus ainda existe?

Nas universidades e instituições holandesas, o Numerus Fixus é usado em cursos em que a demanda por vagas é muito grande. Assim, todos os candidatos têm a mesma oportunidade justa de ser selecionado. A ciência médica e o direito, por exemplo, são duas áreas que usam o método.

Como o método funciona?

Na Holanda, uma loteria determina quais estudantes entrarão para os cursos Numerus Fixus. Estas loterias são administradas pelo Studielink (o sistema online oficial de inscrição em instituições holandesas) ou pelas próprias universidades. As que são conduzidas pelas universidades oferecem uma flexibilidade maior, mas a discrição sobre quem é admitido também é maior. É sempre recomendável verificar qual é o procedimento usado pela instituição, pois eles põem variar de universidade para universidade.

A maioria dos cursos lecionados em inglês não passa pelo Numerus Fixus como processo seletivo. As exceções incluem as áreas de medicina, psicologia, economia e fisioterapia. Pelo Studielink, você só pode se inscrever em um curso por vez.

Como são as seleções pelo Numerus Fixus?

As seleções poder ser centralizadas ou descentralizadas. As centralizadas são feitas pelo governo holandês e selecionam todos os estudantes de uma mesma área de acordo com o desempenho de cada candidatos: todos que atingem os requisitos mínimos passam pela loteria, mas os que tiverem os melhores desempenhos têm chances maiores de conseguir uma vaga. Já os descentralizados são selecionados pela própria universidade, por um processo de admissão específico.

Leia mais:

A cultura holandesa

O ensino superior na Holanda

Pesquise por cursos

Países Baixos
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que é Numerus Fixus?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.