Essenciais
Países Baixos: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

O que é o Studielink?

Site permite a inscrição em universidades holandesas de forma online e independente

O que é o Studielink?
1349

O Studielink é um serviço online de inscrição em universidades holandesas. Pelo site, o estudante pode fazer suas próprias matrículas ou rematrículas em instituições de ensino superior do país de forma virtual e independente.

Você encontra o aplicativo da Studielink nos sites oficiais das universidades e institutos holandeses ou diretamente pela página de inscrição do serviço. Há duas formas de usar o aplicativo: como residente da Holanda e como não-residente. Há um botão específico para fazer o login como um estudante internacional, para quem ainda não vive na Holanda (“I do not live in the Netherlands”). Para isso, é necessário criar a sua conta com um nome de usuário (Username) e uma senha (Password). Os residentes holandeses usam um processo diferente com o DigiD.

A inscrição em instituições holandesas pelo Studielink vai exigir que você forneça informações pessoais e de contato, como nome, email, endereço, telefone, etc; informações sobre formação escolar e acadêmica, como diplomas; e informações de suporte financeiro: quem pagará o seu curso? Qual é o número da conta bancária da pessoa que pagará as suas taxas de ensino?

Na sua conta pessoal, você preencherá o seu perfil com todas estas informações. Os seus dados em relação à formação prévia serão verificados (e, em alguns casos, você precisará fornecer materiais adicionais como boletins e históricos escolares). Por isso, é importante que você cheque suas mensagens na sua conta no Studielink com frequência. O próximo passo é enviar sua inscrição. Nesse momento, você indicará em qual universidade e curso quer se inscrever e quando gostaria de começar os estudos.

A sua conta no Studielink terá uma página chamada “My To Do List” que irá indicar todas as tarefas e passos que você deve seguir para se inscrever e lhe enviará qualquer informativo das instituições.

O Studielink tem uma página com explicações sobre todos os processos oferecidos por ele. Veja aqui (em inglês).

Conheça as instituições holandesas que aceitam a inscrição pelo Studielink:

Universidades de ciências aplicadas

Universidades

Outros parceiros

Leia aqui nossa matéria sobre os prós e os contras de se inscrever no exterior de forma independente ou com a ajuda de uma agência.

Leia mais:

O processo seletivo na Holanda

O ensino superior na Holanda

O que é Numerus Fixus?

Por que estudar na Holanda?

Pesquise por cursos

Países Baixos
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que é o Studielink?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...