Essenciais
Holanda: Destino de Estudo - Leitura recomendada

Holanda: as pessoas, a língua e as paisagens

Estudar na Holanda: as pessoas, as paisagens, a cultura, a economia, os esportes e os holandeses.

12304

Mais de 16 milhões de habitantes em 41.528 km². O idioma oficial é o holandês, mas o inglês é amplamente falado (inclusive nas salas de aulas de universidades). A temperatura vai de 2° C a 17° C – um país ideal para quem não gosta muito de calor. A capital Amsterdam tem aproximadamente 805 mil habitantes.

A Holanda tem crescido em popularidade como destino de estudo entre estudantes brasileiros. E o Hotcourses quer ajudá-lo nesta importante decisão! Conheça, a seguir, mais detalhes e curiosidades sobre este país incrível da Europa.

As pessoas

A densidade populacional da Holanda é de 488 pessoas por km², tornando-a o país mais densamente povoado da União Europeia. Mais de 40% da população total está concentrada em Randstad, no aglomerado das cidades de Amsterdam, Rotterdam, The Hague e Utrecht.

Apesar de a capital ser Amsterdam, o governo federal fica em The Hague.

A língua

A língua oficial da Holanda é o holandês (Dutch). No entanto, a população da província de Friesland tem a opção de também falar frísio, que é o único idioma regional oficialmente reconhecido no país. A Holanda também tem outras línguas regionais do West Low German e Limburgs. Em algumas partes do país, os habitantes frequentemente possuem dialetos e sotaques diferentes do holandês padrão. Muitos holandeses também falam alemão e inglês fluentemente.

As paisagens

A água domina as paisagens da Holanda, representando 18,41% de sua superfície. Três dos maiores rios europeus chegam ao oceano pelo país, o Rhine, o Meuse e o Scheldt. Vinte e seis por cento da Holanda está abaixo do nível do mar. Durante os longos anos de uma "batalha" contra a água, os holandeses construíram um sistema de diques, pôlderes e açudes – proteções contra alagamentos, para que a terra possa ser usada para a agricultura ou para ser habitada.

A economia

A Holanda é um país economicamente estável, com uma sólida política financeira. O país tem uma das economias mais abertas do mundo, além de ser um dos cinco maiores exportadores (com destaque para a indústria alimentícia).

Três quartos da população economicamente ativa do país trabalham na prestação de serviços, um quarto no setor industrial, e apenas 4% da população trabalha com a agricultura. Apesar destes números, a Holanda é uma grande exportadora de produtos agrícolas e hortícolas. Algumas das principais empresas holandesas são: Shell, Unilever, Akzo Nobel, Philips, Aegon, ING Group, Rabobank, Heineken, TNT e Randstad.

Os esportes

Futebol, hóquei, tênis, ciclismo, golfe, vôlei, corfebol (inventado no país), handebol, natação e patinação do gelo são os esportes mais praticados na Holanda. O futebol e a patinação de velocidade da Holanda têm reputação mundial. O laranja é a cor oficial das equipes nacionais – cor relacionada à família real. Durante eventos esportivos, o país inteiro torna-se laranja, no efeito chamado "orange fever" (febre laranja).

Os holandeses

Os holandeses costumam ser criativos, pragmáticos e abertos a diferentes culturas. Também são diretos e honestos, e mundialmente conhecidos por atitudes tolerantes em relação a temas polêmicos, como aborto, eutanásia e uso de drogas leves.

Fonte: Holland.com

Pesquise por cursos

Holanda
Graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...