Essenciais
Países Baixos: Destino de Estudo - Leitura recomendada

Holanda: um país pioneiro

Do ensino superior ao empreendimento: a Holanda é um país que incentiva ideias inovadoras

Holanda: um país pioneiro
1945

O povo holandês é empreendedor e verdadeiramente pioneiro. O país já foi berço de vencedores do Prêmio Nobel, filósofos, artistas inovadores e cientistas. Além disso, foi o primeiro país da Europa a oferecer cursos de ensino superior em inglês. Os estudantes universitários são constantemente incentivados a ter ideias criativas e inovadoras, pensando além das soluções e métodos convencionais. Não é a toa que a Holanda tem tantos pioneiros.

Novas ideias

Se você tiver uma boa ideia, o ensino superior holandês dará a liberdade para executá-la. Um excelente exemplo disso é a equipe de estudantes holandeses que participou do World Solar Challenge na Austrália.

Na Holanda, ideias inovadoras em educação superior são aplaudidas, como explica Mitzi Dominguez, um estudante do México: "Os holandeses estão sempre um passo a frente. Basta observar as bicicletas deles para notar! Eles podem pedalar com várias pessoas e até mesmo animais de estimação na mesma bike".

A terra da água

A otimização do uso dos recursos disponíveis é uma característica típica do povo holandês. Grande parte do país faz fronteira com o mar e há muitos lagos e vias navegáveis interiores por toda a sua extensão. Os holandeses, claramente, souberam fazer um bom uso de seus recursos hídricos, com a criação de inúmeros pôlderes típicos do país, regiões baixas e pantanosas conquistadas ao mar por meio de diques. O maior pôlder do país, o Flevoland, abriga aproximadamente 400 mil pessoas.

Atualmente, a Holanda tem implementado as mesmas técnicas usadas em Abu Dhabi para criar novas ilhas artificiais próximas à costa.

Educação

O pioneirismo beneficia a educação e a ciência – é a única maneira de descobrir coisas novas. Vários holandeses já conquistaram o Prêmio Nobel nas áreas de física, química, economia e medicina. Além disso, o país é um porto livre para cientistas internacionais, que desembarcam no país para conduzir palestras, aulas e pesquisas.

A bolsa de estudo Erasmus Mundus tem esse nome em homenagem ao mais famoso filósofo e humanista holandês, Desiderius Erasmus (ou Erasmo de Rotterdam, como ficou conhecido em português). Depois de concluir os seus estudos na Holanda, Erasmus viajou por toda a Europa para debater com outros estudiosos famosos, como o inglês Thomas More.

Este é apenas um exemplo dos inúmeros pioneiros holandeses. Quando você for estudar na Holanda, entenderá o que é ser um pioneiro e perceberá o incentivo que o ensino superior do país proporciona às ideias boas e inovadoras.

Pesquise cursos na Holanda aqui.

Fonte: Nuffic

Pesquise por cursos

Países Baixos
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Holanda: um país pioneiro

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...