Essenciais
Holanda: Destino de Estudo - Leitura recomendada

19 razões para largar tudo e ir para Amsterdam

Da culinária à vida noturna: as inúmeras razões pelas quais Amsterdam pode ser o destino de estudo perfeito na Europa

Estudar na Holanda: Amsterdam
6529

O site Student Beans listou algumas das inúmeras razões pelas quais todo mundo deveria conhecer Amsterdam um dia. Além de um incrível destino turístico, a capital da Holanda também tem excelentes oportunidades para quem quer estudar no exterior. Pesquise cursos aqui. A cidade chamou a atenção do mundo todo este ano graças ao filme "A Culpa é das Estrelas"; na adaptação do livro de John Green, Hazel e Augustus passam vários momentos na capital holandesa. Dá pra ter um gostinho de como Amsterdam é linda!

1. A vida noturna é incomparável

As opções para sair à noite em Amsterdam realmente agradam a TODOS os gostos, não importa o seu tipo de música preferido. No Paradiso, você pode ver shows ao vivo de vários artistas famosos. Já a casa noturna Bitterzoet funciona como barzinho, balada e casa de shows musicais. Tem também o AIR, com um sistema de comandas individuais, assim você não precisa ficar na fila do bar para pegar sua bebida.

2. Tenha uma noite incrível no Trouw

Trouw é uma experiência épica que merece uma menção à parte, um club super popular da cidade, com vários ambientes. Vista um tênis ou sapato confortável porque você vai, com certeza, dançar a noite inteira. Literalmente. As pessoas costumam acabar a noitada na manhã seguinte.

3. Parada Gay

Celebre o orgulho gay no festival Amsterdam Gay Pride que acontece no dia 2 de agosto a cada ano, com "barcos alegóricos" fazendo uma colorida festa flutuante por todos os canais.

4. Vida no terraço = o melhor da vida

É só o sol aparecer, que todos na cidade saem para aproveitar o tempo bom comendo e bebendo em um dos vários terraços de restaurantes e bares de Amsterdam. Um dos mais famosos é o Marie Heinekenplein, em Pijp; mas há inúmeras opções no centro da capital, como o Leidseplein, o Rembrandtplein e o Spui.

5. Abundância de cultura

O Rijksmuseum tem inúmeras peças famosas nas paredes a ponto de causar uma ressaca artística quando você deixar o museu. Tem também o Museu Van Gogh, com a maior coleção mundial de obras do pintor, e, é claro, a casa de Anne Frank. Você pode comprar ingressos pela internet para evitar filas! Se você prefere arte moderna, visite o FOAM, que sempre recebe exibições de fotógrafos famosos.

6. O paraíso para os amantes da moda vintage

Visite a região da cidade chamada Negen Straatjes ("as nove ruas") para se sentir no céu, se você for apaixonado por itens vintages. Conheça as lojas Laura Dols, Second Best, Episode e muito mais.

7. Lojas e mais lojas

Waterlooplein está na ativa há centenas de anos e é o lugar perfeito para fashionistas, aberto de segunda-feira a sábado.

8. IJ-Hallen – Mercado de pulgas

Realizado duas vezes por mês, o IJ-Hallen é o maior mercado de pulgas da Europa! É um evento espetacular, onde você encontra de tudo por preços inacreditáveis – de câmeras a móveis, de roupas a histórias em quadrinho... Você vai adorar fazer uma busca minuciosa pelas fileiras e mais fileiras de bancas e tendas. Além disso, para chegar até o mercado, você precisa fazer um passeio bem divertido de balsa gratuita que sai da Amsterdam Central.

9. Culinária: pofferjes

Você não pode ir para a Holanda e deixar de provar estas deliciosas panquecas fofinhas chamadas de pofferjes. As panquecas em miniatura, normalmente, são servidas com manteiga derretida e açúcar de confeiteiro. Nham! 

10. Culinária: stroopwafels

Esta delícia é um waffle feito com duas massas finas assadas e coladas por uma "calda dourada" (chamada stroop). Versões gigantes do stroopwafel são vendidas pelas ruas da cidade. Você será atraído a elas pelo seu cheiro INCRÍVEL!

11. Culinária: patat

As batas fritas, bastante populares no país, são chamadas de patat na Holanda. Elas são grossas e crocantes, e costumam ser servidas em cones de papel.  Mas o tempero das patat não se limita apenas ao sal: você pode comê-las com sal e vinagre, uma dose generosa de maionese, ou então com a combinação chamada molho "orrlog" ("guerra" em holandês), uma mistura de maionese, molho de amendoim e cebolas cruas.

12. Os maravilhosos canais

Há mais de cem canais em Amsterdam. Em 2010, os canais Prinsengracht, Keizersgracht, Herengracht e Jordaan entraram para a lista de patrimônios mundiais da UNESCO. Uma viagem pela cidade não estará completa sem que você passeie de barco pelos canais ou tire uma selfie em uma das pontes que os cruzam.

13. Imensidões de tulipas

O Parque  Keukenhof, um paraíso de flores, está localizado a apenas meia hora de Amsterdam – você pode viajar facilmente de trem até ele. Este belíssimo jardim de primavera fica aberto de março a maio, então é melhor planejar a sua viagem entre estes meses se quiser viver a experiência de estar cercado pelas famosas tulipas holandesas.

14. Vondel Park

Hyde Park em Londres? Por que não o Vondel Park em Amsterdam? Ele é um lugar perfeito para relaxar e observar as pessoas. Há vários cafés e teatros ao ar livre pelo parque para mantê-lo entretido.

15. É muito fácil sentir-se um cidadão de Amsterdam

Se você quiser uma experiência verdadeiramente local, visite o Cafe de Ceuve. É um lugar com comidas deliciosas, arte e música ao vivo, frequentado por moradores da cidade. O menu "verde" deles inclui delícias bem diferentes, como carne de cogumelo!

16.  Misture-se aos artistas locais

O Westergasfabriek é uma antiga fábrica de gás, atualmente usada como um espaço cultural moderno, com festivais de filmes e performances artísticas, ou apenas um lugar para você sentar ao ar livre e tomar um sol ao longo das lagoas.

17. Uma vida baratinha

É claro que você pode sair e esbanjar o seu dinheiro, como em qualquer outra cidade turística. No entanto, Amsterdam é também uma cidade universitária, ou seja, você vai encontrar ótimos negócios e promoções para economizar o seu dinheiro em todos os lugares. Por exemplo: vá ao Cafe Skek para encontrar refeições deliciosas por preços baixos (onde você também pode participar de um quiz temático sobre os anos 90). O café é um local de encontro dos estudantes da cidade.

18. Bicicletas!

Há muito a se visitar em Amsterdam. Você pode ficar exausto de caminhar ao longo dos canais o dia todo. Se quiser um dia diferente, pode optar por um dos hábitos mais comuns dos holandeses: andar de bicicleta! É a melhor forma de conhecer Amsterdam, esta cidade toda preparada para ciclistas.

19. Gezelligheid

Gezelligheid é uma palavra holandesa sem tradução para o português. Trata-se de um subjetivo abstrato que engloba perfeitamente a cultura da Holanda. Significa algo como aconchegante e amigável e é usada bastante para descrever a atmosfera acolhedora de Amsterdam. Basicamente, se você estiver tomando algo em um terraço com os amigos, relaxando e aproveitando a vida – isto é gezelligheid para você!

Leia mais:

Holanda: um país pioneiro

As pessoas, a língua e as paisagens holandesas

Pesquise por cursos

Holanda
Graduação
SOBRE O AUTOR

Estudar na Holanda: Amsterdam

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...