Essenciais
Holanda: Últimas notícias

Ar puro de Amsterdã gera wi-fi gratuito na cidade

Startup holandesa criou um dispositivo com sensores de dióxido de nitrogênio que libera sinal de wi-fi de acordo com a qualidade do ar

Ar puro de Amsterdã pode gerar wi-fi gratuito na cidade
1424

Agora, quando você estiver estudando na maravilhosa Amsterdã, Holanda, o ar puro pode significar acesso wi-fi gratuito em diferentes locais da cidade. Isto porque foram espalhados dispositivos similares a casas de passarinhos em árvores da capital holandesa capazes de medir e informar a qualidade do ar de Amsterdã com sensores de dióxido de nitrogênio (NO2).

 

Estes dispositivos são capazes de medir partículas em combustão no ar. Se a qualidade estiver boa, luzes de LED verdes se acendem no telhado da casinha e os sinais gratuitos de wi-fi são transmitidos. O dióxido de nitrogênio no ar é proveniente, em sua maior parte, de cigarros e escapamentos de automóveis.

 

Esta ideia genial foi inventada pela startup holandesa TreeWiFi, que tem intenção de criar parcerias com prefeituras de outras cidades para avaliar o ar de mais lugares da Holanda. Mas a meta da empresa é ainda maior: implementar pelo menos uma casinha de passarinho medidora da qualidade do ar com wi-fi gratuito em cada uma das ruas de Amsterdã.

 

Gostou da ideia?

 

Na página oficial da startup, os internautas podem doar qualquer quantia em euro para ajudar a tirar a ideia do papel e também ajudar a divulgar o projeto compartilhando o post no Facebook.

 

Além disso, o site está anunciando uma vaga para animadores e designers gráficos do mundo inteiro interessados em criar um vídeo para explicar como o TreeWiFi funciona. O trabalho não é remunerado, mas a animação será exibida na página do projeto e compartilhada pelo mundo.

 

Leia mais:

19 razões para largar tudo e ir para Amsterdã

Entrevista: cursar um mestrado na Holanda

 

Imagem: site oficial do TreeWiFi

Pesquise por cursos

Holanda
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Ar puro de Amsterdã pode gerar wi-fi gratuito na cidade

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.