Essenciais
Holanda: Quando chegar lá

Esportes e atividades de lazer mais populares na Holanda

Os principais esportes e atividades de entretenimento da Holanda; você aprenderá o significado de gezellig quando for estudar no país

Esportes e atividades de lazer mais populares na Holanda
241

Os holandeses adoram se divertir com os amigos e com a família, principalmente em atividades em que todos possam participar. Essa sensação de “estar juntos” é chamada de gezellig. Trata-se de uma palavra existente apenas no holandês, difícil de traduzir. O mais próximo que podemos chegar dela no português é “forma acolhedora” ou “confortável”. No entanto, ela engloba mais do que isso; também significa espírito de equipe, ambiente de convívio e pessoas próximas. Qualquer pessoa que resolva estudar na Holanda, independente da duração do curso, entenderá rapidamente a palavra gezellig.

 

Os esportes na Holanda

 

O futebol também é um dos esportes preferidos dos holandeses. O time nacional, Nederlandse elftal, é popular e bem-sucedido. Alguns de seus jogadores mais famosos são Johan Cruyff, Marco van Basten e Ruud Gullit.

 

A patinação no gelo também é uma atividade bastante praticada e parte intrínseca da cultura da Holanda. A competição nacional mais conhecida é a prestigiosa Elfstedentocht (Tour em Onze Cidades), uma corrida de 200 quilômetros feita nos gelos naturais de Friesland, além de ter esportistas entre as principais competições internacionais da modalidade.

 

Um aspecto bastante divulgado sobre os holandeses é que eles são ávidos ciclistas. O ciclismo é um esporte com muitos seguidores no país. A Holanda se sai bem no Tour de France, Vuelta D’España e Giro D’Italia. O lendário ciclista Joop Zoetemelk completou o Tour de France 16 vezes, conquistando o segundo lugar seis vezes, um marco ainda imbatível.

 

Uma enorme parte da Holanda é coberta por água, o que parece explicar a popularidade da natação. As crianças holandesas aprendem a nadar desde cedo. O país tem vários campeões, como o Pieter van den Hoogenband, que já venceu o Campeonato Europeu 16 vezes.

 

Os holandeses também praticam esportes pouco conhecidos ou característicos do país, como o corfebol, o fierljeppen, o klootschieten e o kaatsen.

 

Atividades de lazer na Holanda

 

As raízes da sociedade holandesa contemporânea datam desde a época do verzuiling, uma segregação imposta de comunidades por ideologias políticas e crenças religiosas, que durou até os anos 60. Cada zuil (seção da sociedade) tem os seus próprios clubes, onde os cidadãos holandeses com históricos semelhantes se reúnem para praticar uma variedade de atividades de lazer, desde xadrez e bordado até música. Cada clube tem sua própria fanfarra, que costuma se apresentar em festivais locais. Apesar de não haver mais verzuiling atualmente, os holandeses ainda frequentam clubes e sociedades com uma infinidade de propósitos, desde aprender a dançar salsa até a confecção dos tradicionais tamancos de madeira holandeses.

 

Durante o inverno, os holandeses gostam de se reunir para jogar cartas e jogos de tabuleiro, especialmente ao redor de uma lareira, com um copo de cerveja ou jenever (gin holandês).

 

Fonte: Dutch Community

 

Leia mais:

A cultura holandesa

Holanda: as pessoas, a língua e as paisagens

Holanda: um país pioneiro

O ensino superior na Holanda

Pesquise por cursos

Holanda
Graduação
SOBRE O AUTOR

Esportes e atividades de lazer mais populares na Holanda

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada