Essenciais
Países Baixos: Quando chegar lá

Sinterklaas feest: Festa de São Nicolau

Cultura holandesa: você pode estudar na Holanda e vivenciar a Sinterklaas feest, no dia 5 de dezembro, para comemorar o início das festas de fim de ano.

1252

São Nicolau é o precursor do Papai Noel. O santo é celebrado em um feriado de inverno bastante famoso na Holanda (e também na Bélgica e Luxemburgo) no dia 5 de dezembro. A Festa de São Nicolau – ou Sinterklaas feest em holandês – é uma tradição dezembrina pré-natalina. Ele é considerado o santo padroeiro das crianças, dos marinheiros, filatelistas e da cidade de Amsterdã.

 

Na data, é reencenada a lenda da chegada de São Nicolau à Espanha. Cada ano a festa oficial acontece em uma cidade holandesa diferente e é televisionada para todo o país. Sinterklaas desfila em seu cavalo pelas ruas da cidade e distribui presentes para as crianças, que costumam pendurar suas meias na lareira para que São Nicolau deixe um presente durante a noite – o mesmo costume das crianças americanas na noite de Natal; deixam também cenouras para o cavalo do santo.

 

Surpriseavond

 

Não são apenas as crianças que aproveitam o feriado. A Sinterklaas feest é uma forma adiantada de Natal, que marca o início das festas de fim de ano. Desta forma, os adultos também celebram a data, com festas chamadas de supriseavond ("noite surpresa"), entre amigos, familiares ou colegas de trabalho na noite do 5 de dezembro. Nestas festas, é feita uma troca de presentes no mesmo estilo do nosso "amigo secreto" (ou "amigo oculto"). Cada participante, previamente à data, tira um nome de outro participante para quem ele tem que comprar um presente e escrever um "Sinterklaasgedicht" (ou poema de Sinterklaas).

 

O Sinterklaasgedicht é o ponto forte da noite! As pessoas leem em voz alta o poema que receberam de seu amigo secreto. O site Dutch Community (Comunidade Holandesa) tem um post bem legal (em inglês) ensinando, em cinco passos, como criar um poema de São Nicolau personalizado e divertido.

 

Pesquise mais:

Interessado em estudar na Holanda e presenciar em primeira mão a tradicional Sinterklaas feest? A Holanda se tornou um destino de estudo popular entre os brasileiros e, além de uma cultura rica, tem muito a oferecer no âmbito educacional. Pesquise cursos na Holanda.

Pesquise por cursos

Países Baixos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada