Essenciais
Nova Zelândia: Acomodação

Acomodações estudantis na Nova Zelândia

Os diferentes tipos de acomodações para estudantes internacionais na Nova Zelândia: residenciais universitários, agências, aluguel particular etc.

Acomodações estudantis na Nova Zelândia
1123

Apesar da cultura outdoor do país, você vai precisar de um lugar indoor para morar quando for estudar na Nova Zelândia. Navegar pelo sistema mobiliário e leis de imigração de um país estrangeiro é bastante desafiador. Mas antes de se desesperar, lembre-se que inúmeros estudantes passaram pelo mesmo processo e hoje moram nas terras do Hobbit e estudam em instituições incríveis da Nova Zelândia, porque conseguiram encontrar um cantinho para chamar de lar.

 

Para que você consiga o mesmo, trouxemos algumas informações essenciais sobre acomodações estudantis na Nova Zelândia. Confira a seguir!

 

Dica: a sua instituição na Nova Zelândia deve ser sempre a sua fonte de informação principal. Entre em contato direto com ela para saber quais opções de acomodações e serviços de suporte são oferecidas. Pelo botão “Mais informações” do Hotcouses Brasil você envia emails às instituições neozelandesas.

 

Atenção: NZD 1 = R$ 2,24 = US$ 0,75 = £ 0,50

 

ON-CAMPUS – Acomodações dentro do campus

 

A maioria das universidades na Nova Zelândia oferece algum tipo de acomodação dentro do campus, como halls residenciais e flats compartilhados, para estudantes internacionais. Os halls (normalmente, complexos com dormitórios estudantis em longos corredores) têm uma diversidade de serviços, como suporte técnico e cuidado pastoral, com funcionários no local para ajudar os estudantes com quaisquer problemas que possam surgir no dia a dia. Apesar de parecer lotado de gente, viver em um residence hall é uma excelente forma de fazer amizades e participar das atividades no campus.

 

Por exemplo: os halls residenciais na Universidade de Auckland (UA) oferecem quartos particulares ou compartilhados aos estudantes, com refeitórios comunais, salas de estar, banheiros e lavanderias. Cada complexo funciona como uma comunidade individual constituinte de uma comunidade estudantil maior na UA, com eventos e atividades, como torneios esportivos e concurso de tomar sorvete, para incrementar a vida social no campus. Os valores das acomodações são calculados de acordo com a duração do acordo residencial, por exemplo: o aluguel de um quarto particular no Grafton Hall por 38 semanas custará NZD 13.462,00.

 

Algumas universidades, como a Universidade Massey, também oferecem aos estudantes a chance de viver em apartamentos compartilhados dentro do campus (o que é chamado de “flatting”) ou em studio flats.  Cada apartamento é compartilhado entre três a cinco pessoas, e incluem cozinhas completamente equipadas. Alguns quartos são mobiliados. As contas mensais são responsabilidades dos estudantes (em halls residenciais, o valor das contas já está incluso no valor total pago à universidade, portanto, o estudantes não precisa se preocupar com isso). Para um studio flat na Lucas Creek Village, localizada no campus Albany, os estudantes pagarão NZD 320 semanais no aluguel, incluindo as contas (energia, água, etc.) e excluindo o vínculo que deve ser pago no país de NZD 1.082,00.

 

OFF-CAMPUS – Acomodações fora do campus

 

Apesar de as moradias dentro do campus ser bastante procuradas, há ainda a opção de morar em acomodações fora do campus oferecidas e gerenciadas pela própria universidade. Por exemplo: mais de 90% dos estudantes da Universidade de Waikatov vivem fora do campus. As moradias são casas ou flats compartilhados conhecidos na Nova Zelândia como flatting, porque a maioria das acomodações off-campus no país é flat. Normalmente, estas opções ficam a curtas distâncias do campus principal da universidade. Os estudantes podem caminhar até as salas de aulas.

 

Quase todas as universidades da Nova Zelândia têm uma equipe específica para ajudar os estudantes a encontrar uma acomodação antes de se mudar para o país, seja ao gerenciar acordos residenciais diretamente ou ao colocar os estudantes em contato com agências externas. Os estudantes que optarem por flats externos da Universidade de Waikato pagarão entre NZD 90 e NZD 120 por semana, mais aproximadamente NZD 15 em contas semanais. A Secretaria de Serviços de Acomodação e Conferência da Waikato (ACSO) também oferece orientação para encontrar acomodações não gerenciadas pela universidade. As moradias off-campus oferecem um estilo de vida mais independente, mas não tem o mesmo ambiente de comunidade presente nos halls on-campus. Por isso, é muito importante considerar o que você espera de sua experiência na Nova Zelândia, avaliar o seu orçamento e lembrar que a sua acomodação influencia o desempenho de seus estudos.

 

Agências externas e aluguel particular

 

Se você preferir encontrar uma acomodação por conta própria, há uma série de agências imobiliárias especializadas em acomodações estudantis e frequentemente possuem parcerias com universidade neozelandesas. Por exemplo, a agência Campus Living Villages New Zealand trabalha em parceria direta com seis universidades do país, inclusive a Universidade de Canterbury, Universidade de Auckland e Victoria Universidade de Wellington. A agência oferece opções de quartos particulares ou compartilhados, com ou sem plano de alimentação incluso por todo o país.

 

As suas opções de moradia são virtualmente infinitas se você escolher o aluguel particular. É necessário analisar a localização, o quão próximo o imóvel está da cidade, o seu orçamento e o tipo de imóvel. Em média, o aluguel de um quarto em uma propriedade compartilhada por três a cinco pessoas fica entre NZD 70 a NZD 150 semanais, incluindo as contas. O aluguel mensal para um quarto particular pequeno no mesmo tipo de apartamento em Auckland sai por aproximadamente NZD 212, enquanto o aluguel de uma acomodação com as mesmas características em Christchurch custa NZD 140.

 

DICAS EXTRAS

 

  • Antes de fechar qualquer contrato de aluguel, certifique-se de que ele segue todas as leis locais.
  • Algumas universidades estão localizadas em áreas rurais, portanto, as opções de acomodações dentro do campus disponíveis devem ser reservadas o quanto antes possível. Já as opções fora do campus em áreas rurais são mais limitadas e costumam ser bem mais tranquilas do que as localizadas em grandes cidades – no entanto, costumam ser mais baratas.
  • Tente sempre ter uma ideia visual do local onde você pretende morar. Se a universidade não oferecer um tour virtual pelos complexos de acomodações, você pode usar o Google Streetview.
  •  Pergunte-se as seguintes questões sobre a sua universidade neozelandesa: a maioria dos estudantes mora no campus? Existem muitas atividades acontecendo no campus? Como eu me sentiria morando por lá? Isto pode ajudá-lo a se decidir se o lugar é compatível com o seu gosto pessoal. Perfis nas redes sociais, fóruns estudantis e blogs são excelentes fontes de informação para encontrar a resposta a essas perguntas.
  • Se você pretende morara dentro do campus, envie o seu formulário de inscrição o quanto antes possível. Algumas universidades aceitam o envio do formulário antes mesmo da admissão ser confirmada – depois você pode cancelar a acomodação se não for admitido; mas se receber uma carta de oferta de vaga no curso, já terá garantido o seu lugar em um hall residencial.

 

Leia mais:

O ensino superior na Nova Zelândia

O processo seletivo na Nova Zelândia

Pesquise por cursos

Nova Zelândia
Graduação
SOBRE O AUTOR

Acomodações estudantis na Nova Zelândia

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...

Leitura recomendada