Essenciais
Nova Zelândia: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

O ensino superior na Nova Zelândia

As instituições, os diplomas e a cultura universitária do ensino superior na Nova Zelândia

O ensino superior na Nova Zelândia
1689

Verde, quente e responsável pelas paisagens embasbacantes da trilogia Senhor dos Anéis, a Nova Zelândia é um dos principais países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em alfabetização, matemática e ciência. Com várias instituições que oferecem desde certificados vocacionais a doutorados, as qualificações acadêmicas deste país da Oceania são reconhecidas por todas as mais importantes universidades do mundo.

O sistema de ensino superior neozelandês é similar ao britânico, mas há algumas distinções sutis entre eles. Nós explicamos a seguir como funciona a educação superior na Nova Zelândia para que você possa se preparar para se inscrever no país.

TIPOS DE INSTITUIÇÃO

A Nova Zelândia tem quatro tipos de instituição, que se diferenciam de acordo com o modo de estudo.

1. Institutos de Tecnologia e Politécnicos (ITPs)

Os Institutes of Technology and Polytechnics (ITPs) oferecem desde preparatórios a pós-graduações com ênfase vocacional em áreas de treinamento e educação práticas e aplicadas. Os cursos destes institutos costumam incentivar a condução de pesquisas aplicadas e tecnológicas.

 2. Instituições Particulares

Existem mais de 600 instituições particulares na Nova Zelândia, com cursos em uma enorme diversidade de disciplinas, como negócios, viagem e turismo, e design. As qualificações de ensino superior outorgadas por elas diferenciam de universidade para universidade.

3. Institutos Wãnanga

Exclusividade da Nova Zelândia, os Institutos Wãnanga oferecem programas sobre a cultura e tradição Maori. A educação nestas instituições tem um foco prático com fundação (“Maori kaupapa”) e cultura (“tikanga”). O Maori é o nome do povo indígena que habitava o país antes da chegada dos europeus e também o nome de uma das línguas oficiais neozelandesas. Nos Institutos Wãnanga, os estudantes são incentivados a abordar seus estudos por novos modos de pensamento crítico combinados aos valores tradicionais da cultura Maori.

4. Universidades Públicas

Na Nova Zelândia, há oito universidades públicas com ofertas diferentes de bacharelados, mestrados e doutorados em uma variedade de áreas de estudo gerais.

GRADUAÇÕES

Um bacharelado na Nova Zelândia tipicamente leva três anos para ser concluído em período integral, no entanto, pode ser estendido por quanto tempo for necessário para que o estudante complete os seus créditos acadêmicos obrigatórios. Os cursos, créditos e requisitos para a graduação variam de acordo com a instituição e devem ser verificados diretamente no site oficial de cada universidade.

Diferente do que acontece no Reino Unido e Estados Unidos, os estudantes de graduação na Nova Zelândia não precisam cursar disciplinas de educação geral como parte do bacharelado. Desde o primeiro semestre, os estudantes já têm uma grade curricular de disciplinas relacionadas à área de estudo escolhida (major).

A “major” é a área de especialização escolhida dentro da área de estudo geral do estudante. Por exemplo, você pode escolher cursar um Bacharelado de Artes (BA) com especialização em Teatro (sua major) ou um Bacharelado de Ciência em Psicologia. Isto significa que todas as disciplinas cursadas pelo estudante serão relevantes à área de teatro/psicologia.

Diplomas duplos

Há também a opção de estudar duas graduações ao mesmo tempo. Os double degrees levam entre quatro e cinco anos integrais para serem cursados e, dependendo da universidade e das áreas de estudo escolhidas, o estudante pode conseguir eliminar algumas matérias da grade curricular. Com a conclusão, após cursar todos os créditos acadêmicos obrigatórios dos dois cursos, o estudante se gradua com dois bacharelados diferentes.

Honras

Os diplomas com honras (Honours degrees) na Nova Zelândia são oferecidos em graduações e pós-graduações. Para as pós-graduações, o estudante pode optar por completar um ano adicional à conclusão do bacharelado, que constará como o primeiro ano de preparação para o mestrado.

Já nas graduações, o diploma com honras é uma qualificação adicional que exige trabalhos extras dos estudantes além da grade curricular obrigatória do bacharelado, mas sem estender a duração do curso. O estudante que graduar com honras tem acrescentado o “(Hons)” no título da qualificação, por exemplo, Bacharelado de Ciência (Hons). Um diploma com honras demonstra o trabalho e a dedicação extra do estudante durante os estudos acadêmicos e é muito bem visto por escolas de pós-graduação e empregadores.

PÓS-GRADUAÇÕES

As instituições na Nova Zelândia oferecem mestrados e doutorados. Após a conclusão do ano com honras, os estudantes concluem um mestrado com mais um ano de estudos. Os mestrados dão uma ênfase mais específica a alguma disciplina da área de estudo do bacharelado. Todos os estudantes de mestrado precisam conduzir uma pesquisa independente e escrever uma dissertação de 10 mil a 40 mil palavras.

Há também opções de diplomas e certificados de pós-graduação, de um ano de duração, nos quais é possível cursar uma área diferente da cursada na graduação, e que podem servir como um preparatório para um mestrado.

CULTURA ACADÊMICA

Inspirada na cultura acadêmica da Austrália e do Reino Unido, as instituições neozelandesas esperam que os estudantes tenham iniciativa e gerenciam os seus estudos de maneira independente. Eles são incentivados a analisar problemas e a descobrir soluções sozinhos, usando o conteúdo aprendido em sala de aula como ponto de partida.

Dependendo da área de estudo, o curso é formado por aulas, trabalhos em laboratórios, workshops, seminários e grupos de tutoriais. Os professores, normalmente, pedirão leituras e tarefas semanais para ajudar a preparar os estudantes para o conteúdo das próximas aulas. Estas tarefas não costumam valer nota e servem apenas para manter os estudantes engajados com o conteúdo da disciplina e treiná-los com as ferramentas críticas necessárias para que tirem suas próprias conclusões.

Pesquise por cursos

Nova Zelândia
Graduação
SOBRE O AUTOR

O ensino superior na Nova Zelândia

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...