Essenciais
Nova Zelândia: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

O processo seletivo na Nova Zelândia

Uma explicação e dicas sobre o processo de inscrição em universidades da Nova Zelândia

O processo seletivo na Nova Zelândia
1654

A Nova Zelândia não só é um grande destino turístico – propulsionado por servir de cenário para as trilogias cinematográficas Senhor dos Anéis e o Hobbit – como também um importante destino de estudo em contínuo crescimento. Como em qualquer outro país, para estudar na Nova Zelândia, você terá que passar por uma série de etapas. A principal delas é o processo de inscrição e seleção nas instituições irlandesas. Afinal, primeiramente, você precisa ser admitido em uma universidade neozelandesa, pare depois conseguir um visto de estudo e planejar a sua viagem.

Leia a seguir algumas informações que podem facilitar o seu processo seletivo na Nova Zelândia.

A INSCRIÇÃO

Pesquisa

É aconselhável dar início à sua pesquisa por instituições e cursos o mais cedo possível. Os catálogos acadêmicos com informações sobre as universidades são atualizados com frequência, no entanto, informações gerais como requisitos de admissão e áreas de estudo oferecidas não costumam ser modificadas de ano para ano. Diferente do que acontece em outros países, os estudantes em graduações não precisam cursar primeiramente uma grade de educação geral – ou seja, já começam a ter disciplinas relacionadas à área de estudo escolhida desde o primeiro semestre. Por isso, se você tem interesse por algumas matérias ou créditos acadêmicos específicos, deverá verificar a grade curricular de cada universidade e cada curso oferecido por ela.

Algumas instituições, como a Universidade de Auckland, têm catálogos online que podem ser baixados gratuitamente pelos sites oficiais e que contêm informações sobre todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos. O Hotcourses Brasil também disponibiliza alguns destes catálogos universitários aqui.

Matrículas e Prazos Finais

Igual ao do Brasil e diferente dos países no Hemisfério Norte, o ano acadêmico da Nova Zelândia começa no final de fevereiro e termina no final de novembro ou no início de dezembro, variando ligeiramente entre as instituições. Apesar de a maioria das universidades admitir novos estudantes apenas no início de cada ano letivo, algumas abrem um processo seletivo menor no segundo semestre.

Os prazos de inscrição variam de acordo com a universidade e o curso, mas, de forma geral, os candidatos a graduações terão até outubro para se inscrever em cursos que começam em fevereiro do ano seguinte; ou entre abril e junho para os cursos que começam em julho/agosto.

Já os estudantes interessados em pós-graduações na Nova Zelândia deverão se inscrever até outubro para iniciar o curso em fevereiro do ano seguinte; e até abril para o segundo semestre do ano letivo. Apesar de os prazos seguirem um padrão, é sempre recomendável pesquisar as datas específicas estipuladas pela universidade na qual você estiver se inscrevendo.

Se você for admitido, a universidade lhe enviará uma carta de oferta (por email ou correio). Com ela, você conseguirá se inscrever para o visto de estudante neozelandês.

Documentos necessários

Para se inscrever em qualquer instituição de ensino superior da Nova Zelândia, você precisará de uma cópia do seu passaporte, diplomas e históricos escolares/acadêmicos adequados, entre outros documentos; e deverá preencher um formulário de inscrição diretamente no site oficial de sua universidade neozelandesa. Algumas áreas de estudo exigem que o estudante envie um currículo profissional, principalmente para cursos de pós-graduação. A maioria das instituições pede cópias autenticadas destes documentos para que possam mantê-los em seus registros.

Você também terá de comprovar ter a proficiência mínima exigida no inglês com um resultado de pelo menos 6.0 no IELTS para graduações e 6.5 para pós-graduações (apesar da nota mínima variar entre as universidades e áreas de estudo). O resultado enviado não pode ter mais de três anos – se ele expirar, você terá de fazer o exame novamente.

Lembre-se: sempre verifique diretamente no site da universidade quais são os requisitos de admissão exigidos por ela para o curso que você estiver se inscrevendo. Clique no botão VISITE WEBSITE no perfil das universidades no Hotcourses Brasil e encontre as informações que precisar.

DICAS PARA A INSCRIÇÃO

Embora nem sempre seja obrigatória, a declaração pessoal é uma redação pela qual a universidade conhece um pouco mais sobre cada um dos candidatos. Se você tiver que escrevê-la, lembre-se de demonstrar o seu entusiasmo pela área de estudo escolhido e os seus motivos por querer estudar naquela universidade específica. A redação é mais pessoal e deve transmitir um pouco sobre o seu histórico e a sua personalidade.

Durante o processo seletivo, visite o site da universidade constantemente para não perder nenhuma informação nova ou modificação no processo seletivo. Todos os detalhes necessários devem estar na página do curso ou em outras seções do site. Se, por acaso, você não encontrar informação que procura, o melhor é entrar em contato com alguém da secretaria internacional da instituição, responsável pela orientação de estudantes estrangeiros.

Leia mais:

A melhor forma de pedir por uma bolsa de estudo no exterior

O processo seletivo na Suécia

Visto para Nova Zelândia: Brazil Working Holiday Scheme

Pesquise por cursos

Nova Zelândia
Graduação
SOBRE O AUTOR

O processo seletivo na Nova Zelândia

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...