Essenciais
Nova Zelândia: Antes de partir - Leitura recomendada

Vida de Estudante na Nova Zelândia

1063

Custo de Vida

Dependendo da parte do mundo o estudante vier, a Nova Zelândia pode parecer um país caro; porém é importante saber que a NZ continua sendo um país relativamente acessível, baseado nos padrões ocidentais. Se você controlar bem as suas despesas dá para viver com bastante conforto por aqui, com um orçamento moderado. É recomendável que se tenha um cuidado redobrado com os gastos durante os primeiros meses, até você se familiarizar com os custos reais das coisas. É importante também ter reservas, para que seu dinheiro dure até o final dos estudos.

O maior gasto que você terá será com as taxas de ensino, seguido do custo da acomodação e da alimentação. É aconselhável pagar pelas taxas de ensino do seu país de origem, antes do curso começar. Uma das despesas subestimadas pelos estudantes é o custo dos livros didáticos. Um livro custa em média NZ $100 cada e você pode precisar comprar um ou dois por curso. Os livros podem ser comprados usados, fique de olho nos sebos e nos anúncios do quadro de notícias da sua instituição.

Se você alugar um imóvel sem mobília você pode precisar comprar eletrodomésticos como geladeira, máquina de lavar ou aquecedor (saiba que a eletricidade é bastante cara na Nova Zelândia) e alguns móveis. Tudo isso pode ser alugado ou comprado em lojas de segunda mão e dependendo da qualidade e do estado eles podem custar entre $500 e $3000 no total.

Diversão inclusa no orçamento

A Nova Zelândia é um parque de diversões e aventuras para os amantes das atividades ao ar livre, o que significa que existe muito para se fazer de graça! Os estudantes curtem o seu tempo livre praticando esportes e apreciando a natureza em um país abençoado com um cenário inacreditável, um clima super agradável e inúmeras opções de parques para caminhar, correr, pedalar ou fazer um belo piquenique!

Os ‘Kiwis’ são apaixonados pelos seus muitos festivais, portanto confira a programação dos gratuitos eventos de comida, vinho, flores, artes ou jazz realizados durante o ano.

Um conselho bastante útil é que você leve sempre um guarda-chuva antes de sair de casa, mesmo que o dia esteja ensolarado. O tempo muda muito radicalmente na Nova Zelândia e as chuvas são bastante comuns por aqui!

Os jornais de bairro geralmente publicam a agenda cultural e os eventos que acontecem na sua área.

Como abrir uma conta no banco

Abrir uma conta no banco é bem fácil, uma vez que os grandes bancos oferecem pacotes para estudantes estrangeiros. Para fazer isso, você deverá apresentar o seu passaporte, evidências de que está matriculado em um curso integral (carta da instituição e recibo de pagamento) e um comprovante de endereço na Nova Zelândia.

Comendo fora

A Nova Zelândia é o paraíso para os amantes da comida. Ela não é apenas cercada por milhas de uma intocável costa Sul Pacífica, como também desfruta de um dos ares mais puros e frescos que você já encontrou; para completar, o clima aqui é temperado, possibilitando uma abundância de riquezas naturais. Não é de se admirar que os produtos que crescem aqui sejam de qualidade superior.

A Nova Zelândia é mundialmente famosa pela sua produção de ovinos e bovinos, portanto, se você gosta de carne, aqui você vai se esbaldar! A água também é abundante e nunca muito distante, significando alguns dos mais deliciosos, melhores e mais frescos frutos do mar do mundo! O foco aqui é na alimentação saudável, nos produtos de alta qualidade, na excelente variedade de laticínios, frutas, vegetais e produtos locais, organicamente produzidos.

Consequentemente o povo deste país leva a sua culinária bastante a sério. Residência de mundialmente renomados Chefs e restaurantes premiados, a sua cosmopolita população tem criado uma cena gastronômica com influências de todas as partes do mundo.

Comer fora faz parte do estilo de vida dos Kiwis e geralmente uma refeição em um restaurante é algo bastante casual. Existem inúmeros restaurantes tailandeses, chineses e outras especialidades asiáticas oferecendo refeições por cerca de $10. Naturalmente existem também muitos restaurantes altamente sofisticados, para uma eventual indulgência!

Como muitos dos restaurantes da Nova Zelândia são ‘BYO’ (Bring your Own), o que significa que você pode trazer a sua própria bebida, pode ser mesmo barato comer fora. Uma tarifa à parte é cobrada por garrafa (corkage) e essa tarifa pode variar bastante. Geralmente os locais com licença para vender suas próprias bebidas cobram uma tarifa maior!

Comendo em casa

Os Neozelandeses fazem suas refeições noturnas em casa com frequência ou convidam os amigos para um jantar ou churrasco, uma vez que essa é uma forma bem popular de se socializar. Comida pode ser comprada a preços acessíveis nos supermercados, feiras e mercados especializados.

Muitas pessoas visitam os supermercados pelo menos uma vez por semana para comprar seus próprios mantimentos. Os supermercados estocam de tudo, incluindo frutas, vegetais, carnes, peixes, especiarias, ervas e outros itens, essenciais ou exóticos. Materiais de limpeza e utilidades domésticas também são encontradas, juntamente com jornais e revistas. Os supermercados estocam ingredientes mais comuns, porém nas grandes cidades existem lojas especializadas, como supermercados asiáticos, etc.

Os horários de abertura variam, mas nas principais cidades eles geralmente abrem das 8:00 às 20:00 ou até mais tarde, sete dias por semana. Alguns supermercados abrem 24 horas.

Veja os links abaixo para maiores detalhes:

www.woolworths.co.nz
http://www.newworld.co.nz/

Pesquise por cursos

Nova Zelândia
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Brasil editor