Essenciais
Nova Zelândia: Destino de Estudo - Leitura recomendada

Viajando pela Nova Zelândia

826

Apresentando a Nova Zelândia

Dizem que as aparências não importam, mas quando se trata da Nova Zelândia vale a pena reconsiderar. Pequena, mas formada com perfeição, a geografia da Nova Zelândia contribuiu muito com a formação das suas espetaculares paisagens. Em um país com majestosos picos cobertos de neve sobre um incrível oceano azul-turquesa, longas e arenosas praias, fontes de águas termais, formação de gêiseres, geleiras, lagos e uma tradicional cultura nativa bastante valorizada e presente nos dias de hoje, realmente não é de se admirar que seu povo, carinhosamente chamado de ‘Kiwis’, tenha tanto orgulho deste lindo lugar.

A Nova Zelândia não é apenas um símbolo de beleza; na realidade este país tem uma história fascinante, que define toda uma cultura. Curiosamente, ele foi o último país do mundo a ser descoberto; o povo Maori migrou aqui cerca de mil anos atrás, e desde então Europeus e cidadãos de todo o mundo têm chegado para desfrutar de suas riquezas. Inacreditavelmente, a população é de um pouco mais de 4 milhões de pessoas em um país com quase o mesmo tamanho do Japão! Apesar de a população ser pequena, a Nova Zelândia possui uma significante população ovina (44 milhões em constante crescimento) que, no passado, rendeu ao país uma reputação de ser um país ‘estagnado’. Mas a Nova Zelândia de hoje é muito mais do que ovelhas, fazendeiros e colinas; é um país promissor, dinâmico e cheio de estilo onde, como estudante, você pode comer, beber, comprar e desfrutar de cidades maravilhosas. Os mais aventureiros se reúnem aqui para saltar de ‘bungee jump’ sobre atordoantes paisagens, descer água abaixo em espetaculares cachoeiras, ou enfrentar a alta tensão das aventuras nas ‘águas brancas’. Existem diversas estações de neve para prática de esportes, sem mencionar caminhadas, mountain-bike e canoagem que são parte integrante da vida por aqui. Sim, a Nova Zelândia é real, além de ser a casa de um dos povos mais amigáveis e apaixonados pelo esporte que você já conheceu.

Como viajar com segurança

A Nova Zelândia é um país muito seguro, discutivelmente um dos mais seguros do mundo.
 
A população é bem espaçada fora das cidades, por isso é recomendável viajar sempre de carro após o anoitecer, ou se você estiver desacompanhado. As mulheres não devem pegar carona sozinhas ou à noite.

Como em qualquer grande cidade, seja cuidadoso durante a noite, e tranque seus carros e casas. Por causa da sua cultura descontraída, os visitantes da Nova Zelândia são geralmente influenciados por um falso senso de segurança, portanto é recomendável manter objetos valiosos protegidos.
A Nova Zelândia está localizada próxima á uma linha de deslocamento, portanto terremotos, ainda que geralmente muito pequenos para serem notados, representam uma possível ameaça. Em setembro de 2010 Christchurch experienciou o maior terremoto dos últimos 78 anos, mas felizmente não houve mortes. A Nova Zelândia é líder em soluções de engenharia & design para terremotos e a maior parte de seus grandes edifícios são designados a suportarem abalos sísmicos. Porém, é muito importante que você esteja preparado e saiba o que fazer em caso de terremoto. Há algumas precauções que devem ser tomadas para reduzir as possibilidades de quedas de objetos: essas precauções incluem fixar móveis pesados no chão e na parede (como estantes) e colocar objetos mais pesados próximos ao chão.

Locomoção

Dentro das grandes cidades o transporte é fácil e barato, com grande parte dos ônibus passando a cada meia hora; ainda assim é possível que você possa caminhar ou pedalar para grande parte dos lugares próximos á sua escola.

Muitos estudantes gostam de aproveitar os feriados ou finais de semana para explorar o país. As diversas regiões da Nova Zelândia são conectadas por linhas aéreas domésticas (Jet Star, Pacific Blue e Air Zealand); assim como vias férreas, marítimas e rodoviárias que facilitam o transporte dentro do país. Outro benefício de se viajar pela Nova Zelândia é que as distâncias entre os destinos são relativamente pequenas: como exemplo, um voo entre Wellington e Auckland demora apenas uma hora. Se você estiver atravessando o belo canal entre a Ilha do Norte e a do Sul, as balsas Interislander e Bluebridge transportam os passageiros entre Wellington e Picton em cerca de 3 horas. Confira os links dos sites de transporte para detalhes sobre tabelas de horários, preços e reservas.

Links úteis dos sites de transporte

Aqui está uma lista de links que podem ser bastante úteis na hora de viajar ou reservar acomodação na Nova Zelândia:

Wotif – acomodação de última hora:
BBH World Travellers – albergue para mochileiro e acomodação econômica
Flight centre
STA travel
ISTC – International Student Travel Confederation

Estes links são úteis na hora de reservar conexões aéreas ou marítimas dentro da Nova Zelândia:
http://www.jetstar.com/nz/en/index.aspx
www.pacificinblue.co.nz
www.airnewzealand.co.nz
www.interislander.co.nz
http://www.bluebridge.co.nz/


 

Pesquise por cursos

Nova Zelândia
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Brasil editor