Essenciais
Singapura: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

O ensino superior em Singapura

AS INSTITUIÇÕES, OS DIPLOMAS E A CULTURA UNIVERSITÁRIA DO ENSINO SUPERIOR EM CINGAPURA

Sistema Educacional de Singapura
1767

A Singapura moderna é um dos maiores e mais movimentados portos do mundo e também um líder global em telecomunicação e tecnologia da informação. O país é a casa de uma série de universidades de classe mundial e conquistou um lugar próximo ao topo de rankings internacionais em leitura, matemática e ciência na última década. Se você planeja estudar no exterior em Singapura, é importante compreender o sistema de ensino superior do país antes de se inscrever. Acompanhe a seguir.

TIPOS DE INSTITUIÇÃO

O tipo de instituição de ensino superior depende da área de estudo e da qualificação que você pretende estudar.

Instituto de Educação Técnica

O único deste tipo no país é o Instituto de Educação Técnica de Singapura. Ele oferece cursos técnicos aos estudantes e é a autoridade nacional que define padrões de qualificação para a certificação de competências em Singapura. As áreas de estudo incluem ciências aplicadas, negócios, design e mídia, eletrônica, tecnologia da informação e da comunicação, engenharia e hospitalidade. Os estudantes podem escolher entre cursos educacionais ou profissionalizantes integrais ou de meio período.

Politécnicos

As instituições politécnicas, como a Nanyang Polytechnic, oferecem treinamento para habilidades específicas necessárias para o mercado de trabalho. Os cursos são mais práticos e estão disponíveis como diplomas (diploma) e diplomas acadêmicos (degree). Os politécnicos são os principais provedores de educação continuada e cursos de desenvolvimento profissional para estudantes já empregados.

Outras instituições educacionais

Há um número de instituições educacionais independentes e inigualáveis que oferecem cursos especializados em uma variedade de áreas e qualificações. Por exemplo: os estudos na Academia de Belas Artes de Nanyang (NAFA) são diplomas públicos nas áreas de artes. Estas instituições não são financiadas ou regulamentadas pelo Ministério de Educação (MOE) de Singapura, por isso, os candidatos devem pesquisar por cursos, confirmar informações e inscrever-se diretamente pela instituição.

UNIVERSIDADES

Singapura tem diferentes universidades públicas, particulares, nacionais e campi satélites de instituições internacionais. Apesar de as áreas de estudo oferecidas variarem de universidade para universidade, no geral, os estudantes têm opções em todos os campos do conhecimento. Há quatro universidades nacionais públicas em Singapura: Universidade Nacional de Singapura (NUS), Universidade Tecnológica de Nanyang, Universidade de Gestão de Singapura (SMU) e Universidade de Tecnologia e Design de Singapura.

Graduações

Um bacharelado típico em Singapura leva de três a quatro anos para ser concluído em cursos integrais. Os estudantes podem escolher entre Bacharelados de Artes (BA) ou Bacharelados de Ciência (BS), ou outros cursos com foco mais específico dentro destas áreas, como Bacharelado de Ciência em Análise Empresarial. Os que optarem por estudar as áreas gerais de artes ou ciências terão que selecionar uma especialização. Esta área de especialização em graduação é chamada de major e, para concluí-la, o estudante precisa cursar uma cota de disciplinas específicas desta área para receber o título no diploma. Alguns programas oferecem aos estudantes a chance de cursar também uma área secundária, chamada de minor, que não precisa ser necessariamente ligada à major.

Pós-graduações

As universidades de Singapura também oferecem mestrados e doutorados em todas as áreas gerais de estudo. Um diploma de mestrado típico para estudantes integrais costuma durar de um a dois anos, enquanto doutorados (PhD) vão de dois a cinco anos. Requisitos de admissão, opções de cursos e créditos acadêmicos variam de acordo com a universidade de forma ainda mais ampla do que em graduações. Por isso os candidatos devem pesquisar por cursos, confirmar informações e inscrever-se diretamente pela instituição. As pós-graduações dão uma aprofundada em um aspecto mais específico da área estudada na graduação.

CULTURA ACADÊMICA

A cultura acadêmica em Singapura tem como objetivo fornecer aos estudantes uma educação ampla e holística. Singapura é um país cada vez mais internacionalizado, e desde o ensino fundamental os estudantes já aprendem a importância do inglês como uma língua profissional.

O estilo de ensino do país é sistemático, pragmático e instrucional, com fundamentos pedagógicos tanto ocidentais quanto orientais. As provas nas universidades são consideradas partes vitais da avaliação educacional; os professores dão um foco crucial ao preparo dos estudantes para os exames. A grade curricular enfatiza a compreensão e a proficiência de procedimentos de aprendizado específicos e exemplos práticos para familiarizar os estudantes com os conceitos da área de forma mais abrangente possível.

O ensino em Singapura valoriza culturalmente o trabalho árduo e merecimento, e dá importância às notas. A cultura universitária é bastante competitiva e os estudantes normalmente completam pesquisas independentes, além da grade de disciplinas cursadas, para manter um alto padrão acadêmico. 

Pesquise por cursos

Singapura
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Sistema Educacional de Singapura

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.