Essenciais
Singapura: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

O processo seletivo em Singapura

Uma explicação e dicas sobre o processo de inscrição em universidades de Singapura

O processo seletivo em Singapura
948

Singapura tem conseguido alcançar posições cada vez melhores em ranking universitários mundiais graças à excelência acadêmica e à inovação de suas universidades. O país chegou às dez melhores posições nas áreas de direito, ciência da computação, engenharia mecânica, ciências contábeis e finanças.

 

Se você tiver interesse em estudar neste país em constante crescimento, acompanhe o nosso guia sobre o processo seletivo acadêmico de Singapura a seguir.

 

PESQUISA

 

Preparo nunca é demais. É melhor é começar a pesquisar por opções de estudos em Singapura o quanto antes possível, para que você tenha tempo de providenciar todos os documentos necessários e planejar a sua mudança. O setor da educação de Singapura é bastante internacionalizado, portanto, não deverá ser difícil encontrar recursos e informações importantes sobre transferência de créditos e diplomas ou opções de cursos.

 

O país tem uma significativa média de estudantes internacionais em suas instituições de ensino superior – e todos eles tiveram de passar pelo mesmo modelo de processo seletivo. Você pode encontrar informações importantes diretamente pelo site oficial da universidade (que deve ser sempre a sua principal fonte de informações), por catálogos virtuais (como os disponíveis no Hotcourses Brasil aqui), e fóruns de discussão como o Quora.

 

Admissões e prazos finais

 

O processo de admissão é gerenciado diretamente pela própria instituição, por isso, ele pode variar consideravelmente de universidade para universidade. De forma bastante geral, há três períodos principais de admissões no país: fevereiro/março, julho/agosto e outubro/novembro. O ano acadêmico em Singapura tem início em agosto e vai até maio.

 

O período principal de admissões em universidades do governo acontece em agosto (algumas instituições também têm vaga abertas em fevereiro). Os institutos politécnicos normalmente admitem novas turmas em abril e setembro; enquanto as instituições particulares têm múltiplas datas de admissão, dependendo do curso. Em média, a inscrição leva entre duas a quatro semanas para ser avaliada.

 

Algumas universidades têm diferentes prazos de inscrições dependendo de critérios específicos. Por exemplo, o prazo de inscrição em graduações na Universidade Tecnológica de Nanyang é diferente para os estudantes que possuem um Internacional Baccalaureate (IB). Mas não se preocupe: todas as instituições têm escritórios de admissões especialmente treinados para orientar os estudantes estrangeiros durante o processo.

 

Requisitos de admissão

 

A admissão em cursos superiores é, acima de tudo, pesada academicamente e vai depender do reconhecimento de seus históricos escolares e qualificações acadêmicas prévias. Como os cursos são lecionados em inglês, você precisará providenciar uma prova de proficiência em inglês – com o IELTS, o TOEFL ou o PTE. Os estudantes que prestarem o IELTS devem estar cientes que a nota na prova dura por no máximo três anos.

 

Os candidatos a alguns cursos específicos precisam comprovar experiência profissional; outros terão de escrever declarações pessoais e providenciar cartas de referência. Na Universidade Nacional de Singapura, por exemplo, os candidatos não podem ser estudantes em nenhuma outra instituição no momento da inscrição, enquanto outras universidades podem exigir requisitos específicos de acordo com a sua nacionalidade. Por estas e outras que você deve sempre verificar todas as informações e todos os requisitos do seu curso diretamente com a universidade que o oferece.

 

Os estrangeiros interessados em pós-graduações em Singapura também precisam ter um bacharelado em uma área de estudo relevante e normalmente deverão submeter uma proposta de projeto se estiverem se inscrevendo em um curso de pesquisa. Os candidatos às áreas de medicina e direito, geralmente, passam por testes adicionais de aptidão.

 

DICAS PARA A INSCRIÇÃO

 

O sistema de ensino superior em Singapura também é holístico, como nos Estados Unidos e Reino Unido, ou seja, para admitir um estudante, a universidade procura conhecê-lo em vários aspectos: históricos acadêmicos, cartas de recomendação, declaração de motivação, mérito escolar, entrevista, fluência no inglês, entre outros fatores que formam uma imagem completa de cada candidato. Por isso, é importante que você se prepare com antecedência, com atividades extracurriculares e experiências práticas relacionadas à área de estudo que você pretende estudar.

 

As secretarias de admissão das universidades recebem centenas de inscrições por semestre. Portanto, qualquer experiência, curso ou habilidades transferíveis que você possa ter poderão fazer diferença para a sua admissão. No entanto, o desempenho escolar/acadêmico tem o maior peso na avaliação de inscrições em Singapura.

 

Leia mais:

O ensino superior em Singapura

Pesquise por cursos

Singapura
Graduação
SOBRE O AUTOR

O processo seletivo em Singapura

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.