Essenciais
Singapura: informações de assunto - Leitura recomendada

Opinião de expert: Por que o inglês é importante?

Opinião de especialista em cursos de inglês: por que aprender inglês pode ser importante para você?

Cursos de inglês em Singapura
24463

O texto a seguir foi escrito por Christopher Newcombe, Diretor Assistente dos Cursos de Inglês do British Council Singapore. Em Singapura, o trabalho do British Council é ensinar inglês para adultos e adolescentes; realizar treinamento para professores e companhias; promover a educação e o treinamento britânicos; e demonstrar a inovação, a criatividade e a excelência das artes, literatura e design no Reino Unido.

 

O Hotcourses Brasil pediu a opinião do especialista em Cursos de Inglês do British Council Singapura para explicar porque o idioma é tão importante:

 

No início do ano, um dos meus estudantes do curso preparatório para o IELTS do British Council me procurou, frustrado e um pouco chateado, para me perguntar por que era necessário que ele estudasse inglês. Por alguns segundos, a pergunta me deixou confuso. Por que o inglês é tão importante?

 

O inglês ainda mantém o seu papel como o idioma principal da comunicação em business pelo mundo inteiro. Até mesmo no sudeste da Ásia, o inglês tornou-se um determinador comum entre os países de línguas diferentes. Além da necessidade mais localizada, há um grande aumento na necessidade da proficiência no inglês em relação ao mundo globalizado em geral, no qual qualquer um pode receber uma ligação em inglês de um colega na Escócia, e ao mesmo tempo ter de responder um e-mail em espanhol ou em outra língua.

 

Eu perguntei para o estudante o que ele planeja para o futuro dele, ao qual ele me respondeu que gostaria de trabalhar para uma instituição financeira global. Enquanto conversávamos, ficou bastante evidente que ele planejava fazer uma graduação em Negócios Internacionais. Eu perguntei em qual idioma o curso seria lecionado, e ele respondeu “inglês”. Para este estudante, em particular, o inglês será o idioma chave para a sua inserção na educação acadêmica e também de grande importância para conquistar uma carreira de sucesso na área que ele escolheu estudar.

 

O inglês não se limita apenas ao mundo dos negócios em termos de importância. O sucesso dos avanços nas áreas da medicina e da tecnologia, por exemplo, depende do inglês como um meio de comunicação, de teste e de mercado para os novos produtos. Durante os meus anos como professor, eu tenho ajudado cientistas, acadêmicos e membros de ONGs a preparar discursos em inglês para grandes conferências internacionais.

 

Enquanto eu conversava com este estudante, eu percebi que o mais importante para que conquistasse as suas metas seria ter uma base concreta em gramática e vocabulário. Isto não só o ajudaria a ser capaz de escrever essays e de participar efetivamente de discussões e projetos, como também o prepararia para ler e trabalhar com textos acadêmicos, uma parte essencial da experiência universitária. Se levarmos em consideração a quantia de leitura que todo estudante precisa fazer para a universidade, é importante que ele tenha consciência linguística e estratégias de leitura para compreender os textos acadêmicos. Afinal, se você precisar passar quatro horas tentando entender cada um dos textos da universidade que lê, não vai demorar muito até que fique atrasado com todas as leituras necessárias para as suas aulas e apresentações.

 

Com a educação se tornando um negócio global, o inglês, mais uma vez, faz o papel de idioma comum entre os estudantes do mundo todo. Visite a maioria dos campi universitários pelo mundo, desde Oxford a Edimburgo, e você encontrará uma diversidade de estudantes vindos de inúmeros países. O inglês proporciona uma base comum em situações como esta, facilitando amizades e o compartilhamento de culturas entre os estudantes. Algumas das coisas mais importantes que eu aprendi durante os meus anos como estudante universitário foram resultado da interação com estudantes de outros países, os quais tinham experiências de vida bastante diferentes das minhas, e que me mostraram novas perspectivas, tanto em sala de aula quanto em relação ao mundo.

 

Não há dúvidas de que o inglês pode ser complicado no início e que às vezes aprender uma nova língua pode ser frustrante, mas as recompensas que o aprendizado acarreta, profissional e pessoalmente, farão tudo valer a pena muito tempo depois de concluírem os seus cursos de inglês.

 

Escrito por Christopher Newcombe, Diretor Assistente dos Cursos de Inglês do British Council Singapore

Traduzido e adaptado por Brenda Bellani

 

Pesquise:

Cursos preparatórios para o IELTS no exterior

Cursos em Singapura

 

Leia a opinião e as dicas de outros especialistas em educação:

Estagie em empresas australianas pelo Mestrado em Sistemas de Informação da Melbourne

Le Cordon Bleu New Zealand: escola internacional de culinária

Pesquise por cursos

Singapura
Graduação
SOBRE O AUTOR

Cursos de inglês em Singapura

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.