Essenciais
Singapura: Visto

Visto de estudante para Singapura

Como tirar o seu visto de estudante para estudar legalmente em Singapura

Vistos de estudante para Singapura
704

Reconhecida pelo investimento nacional em educação, Singapura oferece uma variedade de cursos acadêmicos de alta qualidade aos estudantes internacionais. Além disso, as exigências para imigração para estudar no país são notavelmente simples, mesmo que você precise de um visto para entrar em Singapura.

 

Eu preciso de um visto?

 

Para estudar em Singapura, você vai precisar de um Student’s Pass, ou “passe do estudante”. Alguns estudantes também precisam de um visto além do passe. O processo de inscrição para o passe do estudante é o mesmo para os que precisam e os que não precisam de um visto; a única diferença é que, se você precisar de visto, terá que conseguir um passe enquanto ainda estiver em seu país de origem. Os estudantes que não precisarem podem passar pelo processo do passe já em Singapura.

 

Os estudantes brasileiros precisam de um visto de estudante para entrar em Singapura.

A inscrição deve ser feita eletronicamente pelo site Student’s Pass Online Application & Regustration (SOLAR). Depois de admitido, a sua instituição singapuriana deverá lhe dar um número SOLAR para que você possa se inscrever no passe antes de viajar. O processo exige o pagamento de duas taxas:

 

Processamento – A ICA (Immigration & Checkpoints Authority) cobra uma taxa de inscrição e processamento do visto de S$ 30*.

 

Seguro - Quando você for retirar o seu passo na passagem pela imigração entrada do país – Immigration & Checkpoints Authority (ICA) – deverá pagar uma taxa de seguro de S$ 60 e S$ 30 adicionais para um visto de múltiplas entradas para algumas nacionalidades.

 

Instituto de Ensino Superior de Singapura

 

Todos os estudantes estrangeiros admitidos em um programa de estudo integral em um Instituto de Ensino Superior da Singapura deve se inscrever para o passe do estudante de forma online pelo sistema SOLAR. Após completar o formulário, a sua instituição apresentará a sua inscrição para a ICA por você. Se ela for aceita, você só precisará ir a um escritório ICA para retirar o seu passe.

 

As instituições que não estiverem na lista do SOLAR fornecerão instruções específicas sobre os requisitos de imigração quando você for admitido.

 

Clique aqui para ver uma lista das instituições que usam o sistema SOLAR.

 

A inscrição online pelo SOLAR

 

As inscrições para o passe do estudante feitas pelo sistema SOLAR precisam ser enviadas com pelo menos um mês de antecedência, mas não mais de dois meses antes do início de suas aulas no país. Antes de podem enviar a sua inscrição, a sua instituição deve registrá-lo no sistema usando suas informações pessoais como as encontradas em seu passaporte, informações sobre o seu curso (inclusive data de início e término), e o seu número de referência de inscrição no SOLAR. A instituição deverá informá-lo quando isto estiver feito, para que você possa fazer o log in no sistema e preencher o eForm 16.

 

eForm 16

 

Tenha em mãos os seguintes documentos e informações quando for preencher o formulário:

  • Um aviso de registro da sua instituição, informando e confirmando o seu registro no sistema SOLAR;
  • Detalhes pessoais em seu passaporte: número do passaporte, nacionalidade, data de vencimento;
  • O seu endereço em Singapura (se você ainda não tiver escolhido uma acomodação, pode usar o endereço da sua instituição);
  • Seu email;
  • Uma foto colorida recente do tamanho da em seu passaporte (ela será colada no canto superior direito do formulário, após impresso).

 

Após o preenchimento do eForm 16, você deve imprimi-lo para quando for buscar o seu passe no ICA. O tempo de processamento do visto é de dez dias.

 

IPA e requisitos adicionais

 

Se a sua inscrição for aceita, você receberá uma carta de “In-Principal Approval” (IPA) da ICA pela sua instituição. O seu visto virá incorporada a esta carta, que servirá como um passe provisório até que você busque o oficial em um escritório da ICA; se você precisa de um visto para estudar em Singapura, a carta permitirá a sua entrada no país.

 

Algumas universidades, como a Universidade Tecnológica de Nanyang, pedirão que você passe por um exame médico antes de começar os estudos. Se o seu curso durar mais que seis meses, você deverá passar por um exame médico obrigatório feito pela instituição, que resultará em um relatório médico que você precisará apresentar no ICA quando for buscar o seu passe.

 

A retirada do seu Passe de Estudante

 

Para retirar o seu passe no ICA, você precisa levar:

  • Passaporte válido e cópia da página com informações pessoais;
  • Cartão embarque/desembarque recebido na entrada em Singapura;
  • Uma foto colorida recente do tamanho da em seu passaporte com fundo branco;
  • Uma cópia impressa e assinada do eForm 16;
  • Uma cópia da sua carta IPA;
  • Um relatório médico recente (no máximo três meses);
  • Pagamento das taxas.

 

*O dólar de Singapura custa R$ 2,80 de acordo com o Yahoo Finance no dia 18 de setembro de 2015.

 

Leia mais:

O ensino superior em Singapura

O processo seletivo em Singapura

Pesquise por cursos

Singapura
Graduação
SOBRE O AUTOR

Vistos de estudante para Singapura

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.