Essenciais
Suécia: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

Por que estudar na Suécia?

1728

A Escandinávia, com destaque para a Suécia, se tornou um destino bastante popular entre os estudantes estrangeiros nos últimos anos e vem recebendo estes estudantes com muito entusiasmo. Apesar dos custos terem recentemente mudado, a Suécia tem muito a oferecer para os visitantes estrangeiros. Ela é um país lindo, moderno, de abundante beleza natural e vida selvagem e com uma cultura de pensamento livre.

Os padrões educacionais suecos são altos. Cinco das Universidades suecas aparecem entre as 200 melhores do ranking mundial de universidades: A Universidade de Gutenberg, a Universidade Lund, a Universidade Uppsala, o Instituto Royal de Tecnologia KTH e a Universidade Estocolmo. O país promove a inovação e isto é demonstrado através do êxito de suas empresas: Skype, Ericsson, Volvo, Spotify, IKEA e a loja de roupas H&M são histórias suecas de grande sucesso.

A filosofia educacional sueca realmente encoraja a pesquisa e o estudo individual e estimula o pensamento independente e o desenvolvimento de conhecimentos nos seus estudantes. Muitos programas de mestrado na Suécia combinam o estudo com a prática, o que resulta em uma valiosa vantagem no mercado de trabalho após a conclusão do curso.

Se você quiser fazer o seu curso em inglês, então vai ficar feliz de saber que as universidades e colégios da Suécia (conhecidos coletivamente como instituições de educação superior ou HEIs) oferecem uma ampla variedade de cursos e programas de estudos ensinados em inglês, especialmente a nível de mestrado. Algumas instituições também oferecem cursos de graduação ensinados em inglês.

Mais de 600 dos cursos de mestrado oferecidos nas universidades suecas são ensinados em inglês. Os programas de mestrado são abertos para os estudantes estrangeiros que já tenham conquistado um diploma de bacharelado (180 créditos universitários ou mais).

O processo de inscrição para os cursos na Suécia é relativamente fácil, com um sistema simples e coletivo de admissão. Isto permite que você se inscreva em diversos cursos de universidades diferentes ao mesmo tempo, facilitando o processo de inscrição.

Apesar das universidades do país terem apenas introduzido taxas para estudantes estrangeiros recentemente, os estudantes cidadãos da União Europeia, EEA e Suíça não precisam pagar taxas de ensino no país. Se você não for da Suíça ou de um país da EU/EEA, as taxas para o ano de 2011/2012 serão cobradas normalmente, porém oportunidades de bolsas de estudo serão oferecidas.

Curiosidades sobre a Suécia:

  • A Suécia possui uma forte reputação pela igualdade entre os sexos.
  • O número de pessoas se inscrevendo para cursos de educação superior no país aumentou em 85.000 nos últimos 5 anos.
  • A cidade sueca mais populosa é Estocolmo, com quase 2 milhões de habitantes.

Sobre a Suécia

A Suécia possui uma população de apenas 9 milhões de pessoas, com grande parte delas vivendo na região sul do país e ao longo da linha costeira do sul. O motivo dessa concentração é a latitude e as temperaturas anuais muito mais frias que ocorrem no extremo norte da Suécia.

O país se orgulha da sua qualidade de vida e com frequência alcança altas qualificações em pesquisas mundiais que avaliam a qualidade de vida e a satisfação geral. O país é geralmente visto com um país seguro e acolhedor para se viver e de muito fácil adaptação.

A Suécia rejeitou a implementação do Euro e manteve a sua própria moeda, o Krona sueco (SEK). Você vai perceber que a grande maioria das pessoas fala bem inglês, porém é essencial aprender sueco se você pretende estudar por lá.

 

Pesquise por cursos

Suécia
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Brasil editor

Leitura recomendada