Essenciais
Suécia: Inscrevendo-se em uma universidade

As Instituições de Ensino Suécas

1162

As instituições educacionais suecas se enquadram em duas categorias: universitet (universidade) e högskola (colégio universitário). Existem três níveis de educação superior na suécia: primária, secundária e terciária. A maioria dos colégios universitários não outorga diplomas terciários de Doutorado. Os diplomas conquistados na Suécia condizem com o ‘Processo Bologna’, o padrão europeu de educação superior.

O governo sueco configura o modelo dos programas de graduação, mas muito dos conteúdos individuais dos cursos são determinados pela própria instituição. Você verá que não é exatamente óbvio se uma instituição é uma universidade ou um colégio universitário – para diplomas de nível mais baixo, um diploma outorgado por um colégio universitário possui o mesmo valor do outorgado por uma universidade. É importante se assegurar que o conteúdo do curso na sua universidade de escolha combina com os seus gols e objetivos.

Como um estudante estrangeiro, você poderá escolher entre estudos de graduação, estudos de mestrado ou cursos a nível de doutorado. A escolha disponível depende do seu conhecimento do idioma sueco – se você quiser fazer um curso em inglês, você poderá escolher entre pouco mais de 600 programas.

Créditos ECTS

A Suécia considera créditos gerados pela educação superior (högskolepoäng), que são compatíveis com o Sistema Europeu de Acúmulo e Transferência de Créditos (ECTS). Um ano de estudo integral gera 60 ECTS.

Se você quiser estudar na Suécia no primeiro nível superior (graduação), você perceberá que é limitado o número de cursos oferecidos em inglês. Se você dominar o idioma sueco, então será bem mais fácil localizar um programa de graduação.

Você encontrará duas opções de diplomas no primeiro nível: o ‘högskoleexamen’, que requere dois anos de estudos e gera 120 ECTS; e o diploma kandidatexamen de bacharelado, que dura três anos e acumula cerca de 180 créditos ECTS.

Requerimentos do Bacharelado:

A conclusão com êxito de um curso escolar pós secundário. As universidades e colégios universitários geralmente exigem uma prova oficial de proficiência no idioma antes que você seja aceito e algum dos cursos.

No segundo nível (o mestrado), você pode tanto cursar um ‘masterexamen’, que é um mestrado de 2 anos valendo 120 créditos ECTS; ou um ‘magisterexamen’, um mestrado de 1 ano valendo 60 créditos ECTS.

Requerimentos do Mestrado:

Um diploma de 3 anos em uma instituição sueca de educação superior ou o equivalente internacional, como por exemplo, um diploma de bacharelado de 3 anos e 180 créditos.

No terceiro nível (doutorado), você deverá arcar com as despesas de todo o curso ou encontrar um esquema de subsídios ou bolsa para financiar os seus estudos. Você pode adquirir uma ‘licentiatexamen’ (licenciatura) depois de 2 anos de pesquisa. Esse tipo de estudos gera até 120 créditos ECTS. Você pode ainda escolher um ‘doktorsexamen’ (doutorado) depois de 4 anos de estudos. Esse curso gera 240 créditos ECTS e nele você deverá defender uma tese ou redigir uma dissertação.

Requerimentos do Doutorado:

Se você está pensando em cursar um doutorado da Suécia, é uma boa ideia se preparar para isso cursando um mestrado na Suécia primeiro. A competição por vagas em pesquisa e em cursos de doutorado é bem disputada e você deverá demonstrar uma intensa dedicação ao tema da sua pesquisa, ser original e trabalhar sob a sua iniciativa.

Requerimentos do idioma

Para cursos ensinados em inglês na Suécia, você deverá apresentar uma prova oficial de proficiência em inglês. Uma boa pontuação em um TOEFL ou IELTS pode ser suficiente, mas esse requerimento varia de acordo com a instituição. Se você pretende estudar em sueco, deverá ter um nível de proficiência pós secundário antes de começar seus estudos. Isso pode ser comprovado através da pontuação em um teste TISUS.

Estrutura dos cursos na Suécia

O ano acadêmico na suécia é dividido em dois termos: termo do outono, de Agosto a Janeiro; e o terno da primavera, de Janeiro a Junho. O número de horas de ensino em uma instituição varia de acordo com o curso escolhido. Um diploma de artes, por exemplo, pode envolver até 15 horas de estudos por semana, enquanto uma disciplina técnica ou científica pode totalizar 40 horas de ensino por semana. Disciplinas científicas incluem muitas horas no laboratório.

Os cursos abrangem uma mistura de aulas e seminários. As avaliações podem ser orais ou escritas. Alguns cursos requerem a realização de projetos, trabalhos práticos e relatórios escritos.

Taxas de ensino

Se você não for da EU, EEA ou Suíça então você terá que pagar pelas taxas dos cursos de bacharelado e mestrado na Suécia. Os doutorados são oferecidos gratuitamente.

A taxa de inscrição paga através do site Studera.nu custará SEK 900. As taxas de ensino são determinadas por cada instituição, mas podem variar entre 80.000 a 130.000 SEK por ano acadêmico. É melhor checar o valor destas taxas com a sua instituição de escolha. As instituições suecas estão no processo de ampliar as possibilidades de bolsas de estudo para estudantes estrangeiros que não sejam dos países da EU ou EEA.

Se você está pedindo um visto de residência, você terá que comprovar que possui capital suficiente para arcar com as despesas anuais de custos de vida e de custos educacionais.

 

Pesquise por cursos

Suécia
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Brasil editor